Resumo

Título do Artigo

Gestão da Inovação Social como Fator de Competitividade: Estudo de Caso em uma Distribuidora do Setor Elétrico em Rondônia
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Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Sâmia Laise Manthey Benevides
UNIR-UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - Responsável pela submissão
2 - Flávio de São Pedro Filho
Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Programa de Pós Graduação Mestrado em Administração
3 - José Moreira da Silva Neto
Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) -
4 - Fábio Biasotto Feitosa
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Reumo

Esta pesquisa visa compreender a relação existente entre inovação social e competitividade. Para tanto avaliou a gestão da inovação social como fator de promoção da competitividade em uma distribuidora do setor elétrico situada em Rondônia. O trabalho pretendeu responder: Como a gestão da inovação social poderá contribuir para a promoção da competitividade organizacional? Para alcance do objetivo foi adotada como eixo teórico os conceitos de competitividade, inovação e inovação social. Trata-se de pesquisa que pertence ao eixo das ciências sociais aplicadas
O problema a ser considerado é avaliar se a adoção de aspectos sociais na estratégia contribui para o alcance de vantagem competitiva. O objetivo geral foi avaliar a gestão da inovação social como fator de promoção da competitividade. Foram objetivos específicos: identificar as dimensões no âmbito da gestão da inovação social em face dos fatores da competitividade; efetuar análise crítica das dimensões da gestão da inovação social que fossem válidas para o alcance da competitividade e propor diretriz de gestão da inovação social para a competitividade.
Para fundamentação teórica foram utilizados os conceitos de competitividade, inovação e inovação social.
Trata-se de pesquisa exploratória, cujo problema foi abordado pelo método misto e pela aplicação do Método Estudo de Caso. Os procedimentos utilizados para coleta de dados foram o questionário, a observação participante e análise de documentos. A análise paraconsistente fundamentou a análise dos dados quantitativos e a validação do instrumento de pesquisa e a Análise de Conteúdo a interpretação dos dados qualitativos. O método de análise de conteúdo também foi empregado para comparar os conceitos inovação social e competitividade.
O trabalho identificou, descreveu e apurou as dimensões da inovação social e os fatores de competitividade, efetuou análise crítica das dimensões da gestão da inovação social válidas para o alcance da competitividade organizacional e propôs como diretrizes de gestão da inovação social o gerenciamento de fatores internos e externos de forma participativa; a adoção de uma estratégia flexível e que inclua a responsabilidade social empresarial, a promoção de valor compartilhado, o gerenciamento da inovação.
Concluiu-se que a gestão da inovação social contribui para o alcance de vantagem competitiva ao possibilitar o atendimento de necessidades, problemas e expectativas dos clientes externos e internos; ao estimular a mudança de cultura organizacional com foco para a flexibilidade; ao favorecer o desenvolvimento de ações de responsabilidade social empresarial; ao gerar valor compartilhado; ao incentivar a inovação e adotar modelos para seu gerenciamento.
ANDREW, Caroline. KLEIN, Juan-Luis. Social Innovation: What is it and why is it importante to understand it better. Cahier du Centre de recherche sur les innovations sociales – CRISES. Collection Études théoriques, no ET1003, 2010. BIGNETTI, Luiz Paulo. As inovações sociais: uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa. Revista Ciências Sociais Unisinos. São Leopoldo, Vol. 47, N1, p. 3-14, janeiro/abril 2011. CAJAIBA-SANTANA, Giovany. Social innovation: Moving the field forward. A conceptual framework. Technological Forecasting &Social Change, 42-41, 2014.