Resumo

Título do Artigo

Práticas de Gestão de Água em Campi Universitários - Uma revisão bibliográfica
Abrir Arquivo

Tema

Gestão ambiental

Autores

Nome
1 - Thales Eduardo Tavares Dantas
Universidade Federal de Santa Catarina - Responsável pela submissão
2 - Isabella Pimentel Pincelli
Universidade Federal de Santa Catarina -
3 - Sebastião Roberto Soares
-

Reumo

A água é essencial para a manutenção da vida, apesar disso, ela tem sido deteriorada devido a atividades antrópicas que impactam negativamente sobre os recursos hídricos. Universidades comprometidas com a sustentabilidade enfatizam a abordagem interdisciplinar e holística para a promoção de conhecimentos, capacitações e atitudes necessárias para o desenvolvimento sustentável (Calder e Dautremont-Smith, 2009). Com esse objetivo, universidades adotam práticas de gestão ambiental, especialmente as práticas de gestão de água são imprescindíveis, portanto, elas são apresentadas nesse estudo.
A escassez de disponibilidade hídrica, a poluição e a degradação da qualidade das águas doces, aliadas ao uso e à gestão inadequada da água são problemas atuais enfrentados mundialmente. Nesse contexto, as universidades têm papel primordial para a gestão de água de maneira sustentável. Dessa forma, esse estudo busca preencher a lacuna da falta de conhecimento das experiências de práticas de gestão de água implantadas por universidades espalhadas pelo mundo, que foram relatadas na literatura científica. E assim, contribuir para a construção de instrumentos para a promoção de sustentabilidade.
A gestão ambiental consiste na gestão holística de uma região geográfica, considerando todos seus elementos e reconhecendo as interconexões entre sistemas naturais e antrópicos (Margerum, 1999). Enquanto que a gestão de águas compreende a complexidade do uso dos recursos hídricos, abrangendo as dimensões ambientais, econômicas e sociais (Wostl, 2002). O uso de água por grandes campi universitários é equiparável ao de pequenas e médias cidades (Bonet et al, 2002), para tanto, faz-se necessária a gestão efetiva desse recurso.
A revisão bibliográfica empregada foi feita através base de dados SCOPUS para as palavras-chave “water” e “campus”. Foram encontrados 68 artigos científicos inicialmente. O portfólio final da busca contou com 21 artigos, pelo qual foi possível selecionar práticas relacionadas ao tema, sendo estas separadas nos seguintes grupos correlacionados consumo de água de recuperação de corpos d’água, sistemas de gestão ambiental, pesquisa de opinião, tratamento de efluentes, recuperação de corpos d’água e monitoramento.
A gestão ambiental universitária apresenta diversas práticas e ferramentas para o aumento da eficiência da gestão de água em campi universitários. As formas de práticas de gestão da água mais recorrentes na literatura científica é, respectivamente, consumo de água, qualidade da água, e pesquisas de opinião sobre práticas de gestão de água implementadas. Três artigos relatam o funcionamento de sistemas de gestão de água robustos. Outras práticas de gestão de água também descritas são sobre a recuperação de corpos hídricos, o monitoramento do gerenciamento de água e o tratamento de efluentes.
Foram identificadas boas práticas de gestão de água em universidades. As iniciativas de práticas de gestão de água são bastante diversas entre universidades, e ainda há muitos desafios para o seu bom funcionamento. A maioria dos assuntos tratados na literatura científica são estudos pontuais ou práticas isoladas não integradas a outras práticas ambientais implementadas na universidade, dessa forma, sem uma abordagem holística sobre a gestão de água. Há um número muito limitado de publicações sobre a temática de pesquisa, é necessária a elaboração de estudos aprofundamentos.
Bonnet et al (2002) Analysis of electricity and water end-uses in campuses: case-study of the University of Bordeaux. Journal of Cleaner Production,10,13–24. Calder & Dautremont-Smith(2009) Higher Education: More Laboratories for Inventing a Sustainable Future. Agenda for a Sustainable America, Environmental Law Institute. Margerum(1999) Integrated Environmental Management: The Foundations for Successful Practice. Environmental Management,24,151–166. Wostl(2002) Towards sustainability in the water sector:The importance of human actors and processes of social learning. Aquatic Sciences,64,39