Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA NA PRODUÇÃO DE QUEIJO DE CABRA
Abrir Arquivo

Tema

Gestão ambiental

Autores

Nome
1 - Caroline Ferreira Soares Cabral
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ - Responsável pela submissão
2 - Simone Lorena Quiterio de Souza
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ -
3 - Marcelo Guimaraes Araujo
Escola Nacional de Saúde Pública -
4 - Lilian Bechara Elabras Veiga
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Rio de Janeiro

Reumo

A produção de alimentos está entre os processos que mais consomem recursos naturais. A indústria de produtos lácteos é responsável por grande desperdício de água e geração de efluentes que são despejados no meio ambiente resultando em impactos negativos. A Avaliação do Ciclo de Vida é uma ferramenta de gestão ambiental com reconhecimento internacional que permite a identificação, quantificação e avaliação dos impactos ambientais ao longo do ciclo de vida de um produto, processo ou serviço, contribuindo para identificação de oportunidades de melhoria e para a tomada de decisões da empresa.
A preocupação com a escassez dos recursos naturais e com os impactos ambientais gerados para manter o estilo de vida capitalista, focado na extração de recursos naturais, produção e aquisição de bens de consumo resultou na necessidade de desenvolvimento de alternativas sustentáveis de produção. O objetivo do estudo foi avaliar o ciclo de vida da produção de queijo de cabra, aplicando a ferramenta da ACV com o propósito de analisar e comparar os impactos ambientais gerados na cadeia de suprimentos e propor medidas que minimizem ou eliminem impactos adversos ao meio ambiente.
Um dos desafios mais relevantes para o desenvolvimento do Brasil é manter constante o crescimento e desenvolvimento da produção agropecuária e, ao mesmo tempo, reduzir os impactos ambientais dessa produção sobre os recursos naturais. Para isso é necessário o desenvolvimento de alternativas de processamento sustentável e economicamente viável, o uso de ferramentas como ACV permite que esse processo se desenvolva.
O estudo foi realizado em quatro etapas: a) definição de objetivo e escopo; b) análise de inventário; c) avaliação de impactos; d) interpretação de resultados. A empresa de laticínio selecionada localiza-se na área periurbana do Rio de Janeiro e conta com abastecimento de leite de cabra de bairros adjacentes. Produz aproximadamente uma tonelada de queijo por mês. Para realização da ACV foi adotado 1 kg de queijo de cabra como unidade funcional e dividiu-se em duas fases: produção de leite de cabra e fabricação do queijo de cabra. Para realização da ACV foi utilizado o software SimaPro®.
Os resultados revelaram que o maior impacto ambiental da produção de queijo de cabra advêm da ração necessária para alimentar os animais que chamada de concentrado. O concentrado é constituído basicamente de grãos de soja e milho. Na produção desses grãos há necessidade de extensas áreas de solo onde podem ocorrer erosão da camada superficial, uso excessivo de agrotóxicos, utilização inadequada de fertilizantes, contaminação do solo e assoreamento de rios, lagos e açudes.
A avaliação do ciclo de vida se apresenta como uma importante ferramenta para a Gestão Ambiental e para a melhoria dos produtos, pois promove a melhora dos aspectos ambientais e também é possível atingir uma melhora econômica à medida que os recursos passam a ser mais bem utilizados e alternativas viáveis e sustentáveis são postas à disposição. O uso da terra para alimentação das cabras mostrou-se responsável por grande parte dos impactos ambientais gerados no processo de produção de queijo de cabra ressaltando a necessidade de revisão dessa etapa do processo.
GUINÉE, J.B.; HEIJUNGS, H.; HUPPES, G.; ZAMAGNI, A.; MASONI, P; BUONAMICI, R. Life Cycle Assessment: Past, Present, and Future. Environmental Science and Technology, 45(1), 90-96, 2011. MACHADO, Ê. L. et al. Gestão Tecnológica Ambiental de uma indústria de laticínios. In: CONGRESSO INTERAMERICANO DE INGENERIASANITARIA Y AMBIENTAL, 30., 2006, Uruguai. Anais. Puntadel Leste: AIDIS, 2006. p. 1-6. NBR ISO 14040. Gestão Ambiental -Avaliação do ciclo de vida -Princípios e estrutura, ABNT, São Paulo, Novembro 2001. 10p.