Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO FEMININO: UMA ANÁLISE DESCRITIVA E COMPARATIVA ENTRE ORGANIZAÇÕES ADMINISTRADAS POR MULHERES E POR HOMENS
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Tema

Empreendedorismo e negócios de impacto

Autores

Nome
1 - Ana Paula Pessotto
Faculdade Meridional - Business School Responsável pela submissão
2 - Neimar Ferreira da Rosa
Faculdade Meridional -
3 - Cintia Sonale Rebonatto
Faculdade Meridional - Universidade de Passo Fundo - upf
4 - Carlos Costa
-
5 - Magda Regina Ortigara
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Frederico Westphalen - Câmpus de Frederico Westphalen

Reumo

Os indicadores socioeconômicos e demográficos da região do Médio Alto Uruguai do Rio Grande do Sul (RS) revelam significativa contribuição econômica do empreendedorismo feminino, a exemplo do que ocorre em outros contextos geográficos.
Diante dessa condição, o presente estudo objetivou realizar uma análise comparativa dos empreendimentos administrados por mulheres com aqueles geridos por homens na referida região.
Destaca-se o aumento do número de mulheres que estão empreendendo (GEM, 2016). Elas estão se arriscando mais e geralmente estão começando seus negócios sozinhas. Estudos realizados no Brasil apontam que as empreendedoras geralmente são mulheres experientes, altamente escolarizadas, casadas, começaram sozinhas e as experiências adquiridas nos trabalhos anteriores ajudam na administração de seus negócios (SILVA; LASSO; MAINARDES, 2016).
Metodologicamente, optou-se pela realização de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa e de corte transversal, coletando-se dados secundários de uma amostra aleatória de 400 empresas em operação na região do Médio Alto Uruguai, dentre as 1020 organizações com faturamento anual de até R$ 360.000,00 (micro e pequenas empresas), cadastradas no banco de dados do Programa Negócio a Negócio, de responsabilidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no ano de 2017.
A análise e comparação de dados diversos (informações socioeconômicas dos empreendimentos e características sociodemográficas dos proprietários), permitiu inferir, como resultados principais, que as mulheres da região são maioria na gestão das empresas, atuando principalmente no segmento comercial, revelando-se mais jovens e mais escolarizadas que os homens. No entanto, ainda empregam menos que as empresas administradas por homens.
Os resultados deste estudo permitiram identificar que as mulheres são maioria na gestão das empresas da região. Além disso, apesar de mais jovens, são também mais escolarizadas e responsáveis pela abertura de um número maior de empresas nos últimos anos, se comparado àquelas fundadas por homens. Além disso, o comércio tem sido o segmento preferido pelas empreendedoras, que atuam principalmente no varejo de roupas. Contudo, as empresas geridas por mulheres empregam menos pessoas do que as administradas por homens.
GEM - GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil : 2016 \ Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; diversos autores -- Curitiba: IBQP, 2017. DA SILVA, M. S.; LASSO, S. V.; MAINARDES, E. W. Características do empreendedorismo feminino no brasil. Revista Gestão e Desenvolvimento, v. 13, n. 2, p. 150-167, 2016.