Resumo

Título do Artigo

A CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS E SUA CREDIBILIDADE ENTRE OS CONSUMIDORES
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Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Lizandra Ariane Machado de Castro
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - Administração Geral
2 - Susana Sales da Silva
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - FEA
3 - rejane da silva viana
Universidade do Estado do Amazonas - UEA - Responsável pela submissão
4 - Bernadete de Lourdes Marinho
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) -

Reumo

A busca pela promoção da saúde e bem-estar introduz novas tendências de consumo. A preocupação com as novas gerações e até mesmo por interesse próprio fez com que as pessoas procurassem por alternativas e em uma sociedade com conceito sustentável, o comércio de produtos orgânicos torna-se significativo e a sua certificação exigida pela lei, é necessária para cientificar os consumidores de que estão comprando um produto que foi produzido de modo sustentável, sem o uso de agrotóxicos e sementes geneticamente modificadas.
Qual a influência do selo de certificação orgânico na decisão de compra dos consumidores? Para responder a este problema foram traçados os seguintes objetivos específicos: (a) Identificar se os consumidores sabem o que é um selo de certificação orgânico; (b) Verificar em que medida o selo de certificação em produtos orgânicos é decisivo no momento da compra e; (c) Enumerar os motivos que levam os consumidores a comprar produtos orgânicos certificados.
Solomon (2002) considera que a finalidade das empresas é que os consumidores tenham as suas necessidades satisfeitas. No entanto, para que isso ocorra, é preciso compreender quais os interesses de consumo dos clientes. Kotler (1998) acrescenta ainda a necessidade de realizar o monitoramento da performance dos concorrentes. Para Blackwell, Miniard e Engel (2005) abordar o comportamento do consumidor seria entender “porque as pessoas compram” e no processo de decisão procura-se então, “atender uma necessidade do consumidor ainda não satisfeita pela empresa” (Cerqueira, Ferreira & Costa, 2010)
Caracteriza-se como quantitativa e em relação aos procedimentos de coleta de dados e feita por meio de survey a partir de um questionário composto de perguntas fechadas constituído por cinco blocos de perguntas. Após a criação do questionário foi realizado um pré-teste com 12 consumidores de produtos orgânicos. Nos resultados foi utilizada a técnica não probabilística “bola de neve” . A amostra inicial contou com 194 respondentes e a amostra final foi composta por 120 consumidores os quais consomem ou já consumiram produtos orgânicos e sabem o que é um selo de certificação.
A frequência do consumo de produtos orgânicos mostra que grande parte dos respondentes (48.45%) afirmam consumir produtos orgânicos apenas às vezes. Em relação aos que consomem produtos orgânicos ou já consumiram pelo menos uma vez, é possível observar que grande parte deles (75.47%) afirmam saber o que é um selo de certificação. O consumo é feito principalmente por mulheres (64.2%). Em relação a faixa etária, o consumo é maior na faixa entre 41 a 60 anos (35.8%), As frutas, legumes e verduras são os mais consumidos (90.8%), seguidos por sucos (43.3%) embalados (40.8%) e cosméticos (15,8%).
Sobre o primeiro objetivo tanto os que consumiram apenas uma vez ou os que consomem produtos orgânicos frequentemente são igualmente capazes de reconhecer selos de certificação orgânica. Já em relação a influência do selo de certificação na compra dos produtos, no segundo objetivo, foi verificado que os consumidores não acreditam que o produto possuir indicações de fabricação sustentável pode substituir a presença do selo de certificação. Acerca do terceiro objetivo, os motivadores de compra de orgânicos, em 69% dos casos, a saúde e o respeito ao meio ambiente são fatores decisivos na compra.
Brasil. Lei 10.831, de 23 de dezembro de 2003. (2003). Dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências. Recuperado em 09 de Abril, 2018, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.831.htm. Brasil. Decreto nº 6.323, de 27 de dezembro de 2007. (2007) Regulamenta a Lei no 10.831, de 23 de dezembro de 2003, que dispõe sobre a agricultura orgânica, e dá outras providências. Recuperado em 08 de Abril, 2018, de http://www.planalto.gov.br/CCIVil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6323.htm. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Recuperado http://www.agricultura.gov.br