Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DO EFEITO FRAMING NA PERCEPÇÃO SOBRE GANHOS E PERDAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA RAMAL DO CASTELO EM TOMÉ-AÇU/PA
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Tema

Estudos da amazônia

Autores

Nome
1 - JOSUE DE LIMA CARVALHO
Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA Responsável pela submissão
2 - Ticiane Lima dos Santos
Universidade Federal Rural da Amazônia - Ufra - Universidade Federal Rural da Amazônia
3 - YNIS CRISTINE DE SANTANA MARTINS LINO FERREIRA
Universidade Federal Rural da Amazônia - Ufra - Universidade da Amazônia - UNAMA
4 - Giselle Midory Farias Sato
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Reumo

Toda organização, para crescer e sobreviver no mercado precisa tomar decisões, e estas nem sempre são simples ou obtém sucesso. Uma escolha errada pode comprometer todo o futuro de uma entidade, causando grandes impactos ou até mesmo o fim de sua existência. Kahneman e Tversky apud Pontes et al. (2014) afirmam que um indivíduo possui decisões diversificadas no momento que se depara com diferentes elaborações de um mesmo problema. Os referidos autores desenvolveram a Teoria do Prospecto que objetiva estudar o processo decisório em diferentes situações, assim como aos relacionados com o efeito f
Sendo assim, a pesquisa objetiva analisar a influência da Teoria dos prospectos e o efeito framing, na perspectiva de ganhos e perdas, no processo de tomada de decisão na comunidade quilombola ramal do Castelo na região do Marupaúba, localizada no município de Tomé-Açu/PA.
2.1. Comunidades Tradicionais O processo de colonização portuguesa a partir do século XVI plasmou características marcantes na população rural, criando um modelo de adaptação ao meio, apesar das diferenças regionais, percebe-se de acordo com (ARRUDA, 1999) que essas comunidades tradicionais possuem características em comum que ainda hoje marcam esses grupos isolados em distintas regiões do Brasil. O autor ressalta ainda que esse fato se deve a grande influência de populações indígenas e ao caráter cíclico e irregular do avanço da sociedade nacional sobre o interior do país. Através do decret
3.1. Características Gerais Trata-se de uma pesquisa classificada como descritiva com dados analisados de forma quantitativa, pois foram aplicados questionários elaborados com perguntas relacionadas ao processo decisório e o efeito framing na comunidade quilombola estudada. O objetivo da pesquisa descritiva é a análise, observação e registro dos fatos, sem que haja a intervenção dos pesquisadores. Perovano (2014) diz que a pesquisa descritiva pode ser compreendida como um estudo de caso em que, após colher os dados, realiza-se um estudo do elo entre as variáveis para mais tarde acontecer a de
4.1. Características da Amostra Através da análise do universo dessa pesquisa, constatou-se conforme a (Tabela 01) que dentre os respondentes do questionário 100% cem por cento pertence a Comunidade Castelo, sendo 55% da amostra do sexo feminino e 45% do sexo masculino. Tabela 01: Distribuição de gênero dos entrevistados Feminino 22 55% Masculino 18 45% Total 40 100% Fonte: Própria. Dentre a frequência da idade apresentada aos respondentes, constatou-se que: 22,5% (4 entrevistados) da amostra se encontra na faixa de 23 a 27
Em uma visão geral, notou-se que é presumível que haja uma mudança na decisão se ocultada for a possibilidade de perder, isto porque as famílias questionadas podem ser influenciadas pelo efeito certeza e ter a preferência pela alternativa mais provável. Como podemos verificar nos resultados deste trabalho, há sempre duas opções, e elas levam o tomador de decisão a arriscar ou não arriscar, dependendo do modo como o decisor entende e avalia a situação. De forma geral, a pesquisa atendeu aos seus objetivos, pois conseguiu analisar a influência da teoria dos prospectos e efeito framing na persp
ARRUDA, R. (1999). “Populações Tradicionais” E A Proteção Dos Recursos Naturais Em Unidades De Conservação. Ambiente & Sociedade - Ano II - No 5, 7992. BARROS, H. (1975). Os grandes sistemas de organização da economia agrícola. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora. BARRETO, Patrycia Scavello; MACEDO, Marcelo Álvaro da Silva; ALVES, Francisco José dos Santos. TOMADA DE DECISÃO E TEORIA DOS PROSPECTOS EM AMBIENTE CONTÁBIL: UMA ANÁLISE COM FOCO NO EFEITO FRAMING. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, ISSN 2238-5320, Salvador, v. 3, n. 2, p. 61-79, maio. 2013. BRASIL. Constituição Federal