Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL COMO VANTAGEM COMPETITIVAS PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESA DE RONDON DO PARÁ
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Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Juliana Moreira Dos Santos
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Responsável pela submissão
2 - Gustavo Passos Fortes
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará -
3 - Daiane Martins Teixeira
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará -
4 - Rosangela Sarmento Silva
Universidade Federal de Sergipe - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- UNIFESSPA
5 - Marcos Antonio Gaspar
Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento

Reumo

O conceito de inovação foi apresentado há mais de um século por Schumpeter, todavia, os estudos se intensificaram apenas nas últimas décadas, devido a percepção da intensa competitividade, decorrente da abertura da economia e o fenômeno da globalização (RAEDER, 2016; CONTO; ANTUNES JÚNIOR; VACCARO, 2016). Sendo assim, a inovação exerce um papel fundamental na mudança do sistema econômico existente pois para Tidd e Bessant (2015), em um mercado volátil em que o ciclo de vida dos produtos estão cada vez menores, as empresas precisam reagir por meio de inovação para garantirem sua sobrevivência.
Como as MPEs de Rondon do Pará utilizam a inovação sustentável na obtenção de vantagem competitiva? O objetivo geral é analisar a utilização da inovação sustentável na obtenção de vantagens competitivas nas MPEs de Rondon do Pará. Tem como objetivos específicos: (1), verificar o conhecimento acerca de inovação sustentável que os gestores das MPEs de Rondon do Pará possuem; (2) Identificar e categorizar as ações de inovação sustentável praticadas pelas MPEs de Rondon do Pará; e (3) Avaliar os fatores facilitadores e inibidores das inovações sustentáveis nas MPEs.
Sustentabilidade tem sido uma temática latente no contexto mundial, e as organizações têm buscado uma remodelagem nos seus negócios afim de integrá-la em suas estratégias organizacionais. A terminologia sustentável está alicerçada em três pilares, tais como: econômico, ambiental e social, que também é chamado de“triple bottom line (TBL) ” (BARBIERI et al., 2010; ELKINGTON, 2012; KNEIPP et al., 2012; ELKINGTON 2012;). O tripé da sustentabilidade quando respeitado por parte das empresas, transmite uma imagem positiva capaz de agregar valor à marca junto aos consumidores cada vez mais exigentes.
Para este estudo considerou-se os estudos da OECD (2009), nos quais revelaram que pesquisas que envolvem o conceito inovação sustentável são excessivamente multifacetadas para a medição quantitativa simples. Assim, a presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória, descritiva e estudo de casos múltiplos (YIN, 2015).
Embora as quatro empresas estejam alicerçadas no tripé da sustentabilidade, algumas exploram com menos intensidade as estratégias de diferenciação, devido o conhecimento limitado acerca de inovação sustentável de alguns empreendedores, pois ainda não perceberam o potencial e benefícios da implementação deste tipo de estratégia. Porém todos os empreendedores analisados, obtém vantagem competitiva frente aos seus concorrentes, pois suas práticas sustentáveis, proporcionaram redução de custos e diferenciação em aspectos tangíveis e intangíveis nas empresas.
Constatou-se que a implementação de inovações sustentáveis nas empresas, estão sobre a ótica de angariar vantagem competitiva e não impulsionada por fatores de regulamentação como observado em muitas pesquisas. As micro e pequenas empresas tem buscado a inovação sustentável afim de obter melhor reputação da marca e se tornarem habilitadas para alcançar novos mercados, tornando-se competitivas. A nova postura das empresas analisadas, foi motivada pela atual demanda do mercado.
ANDERSEN, M. M. Eco-innovation indicators. European Environment Agency. Copenhagen, February 2006. BARBIERI, J. C.; VASCONCELOS, I. F. G.; ANDREASSI, T.; VASCONCELOS, F. C. Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. Revista de Administração de Empresas, vol. 50, n. 2, p. 146-154, 2010. BOONS, F.; M. C.; QUIST, J.; W, M. Sustainable Innovation, Business Models And Economic performance: An Overview. Journal of Cleaner Production vol. 45, p. 1-8, 2013.