Resumo

Título do Artigo

GESTÃO SOCIOAMBIENTAL EM PEQUENOS EMPREENDIMENTOS DO SETOR ELÉTRICO: UM ESTUDO NA PCH RIO BRANCO EM RONDÔNIA
Abrir Arquivo

Tema

Gestão ambiental

Autores

Nome
1 - SUZENIR AGUIAR DA SILVA SATO
Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Responsável pela submissão
2 - Poliana Lovo Nogueira
Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Campus professor Francisco Gonçalves Quiles
3 - ANDREIA DUARTE ALEIXO
UNIR-UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA -
4 - Nilza Duarte Aleixo de Oliveira
-
5 - Maria Bernadete Junkes
Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Depto Ciências Contábeis - Cacoal RO

Reumo

A sustentabilidade e o Desenvolvimento Sustentável tem chamado a atenção do governo, da sociedade e das empresas, que buscam melhorias do meio em que vivem, focando o não comprometimento das futuras gerações. A essência desse estudo foi voltada à área de Gestão Empresarial dedicada à sustentabilidade, ou melhor, as práticas de gestão da organização em meio as dimensões ambiental, social e econômica, averiguou-se as práticas que a organização emprega em prol de conter consequências negativas ocasionadas por suas atividades sem que se perca o respeito à política institucional e suas metas.
Quais as práticas de Gestão socioambiental estão sendo efetivadas na PCH Rio Branco no interior de Rondônia, assim como as vantagens, desvantagens e desafios da gestão em torno a sustentabilidade? Objetivo: analisar as práticas de gestão socioambiental adotadas por pequenos empreendimentos do setor elétrico (PCH), as vantagens e desvantagens da instalação, bem como os benefícios delas decorrentes.
Nesse item apresenta-se a fundamentação teórica que subsidiará o alcance dos objetivos propostos, sendo os principais: Gestão Socioambiental: conceito, importância e práticas; Gestão Socioambiental e Sustentabilidade Empresarial; e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), conceituando-os e explicando a respeito de gestão empresarial sustentável.
trata-se de qualitativo-descritivo onde adotou-se os procedimentos exploratórios em fase preliminar e descritiva para transcrever os achados dos fenômenos aos quais se propôs mediante o objetivo principal. Por se tratar de um estudo sobre os impactos socioambientais incorridos de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH Rio Branco), em sua natureza caracteriza-se como pesquisa aplicada e seus procedimentos se configuram como bibliográfico e estudo de caso que utilizou entrevista dirigida aos gerentes administrativos e de recursos humanos e visita in loco, no período de abril e maio 2017.
A partir dos resultados encontrados pode-se inferir que é possível reconhecer que as práticas socioambientais executadas pela PCH Rio Branco permeiam-se em equilíbrio nas três dimensões da sustentabilidade, ambiental, econômica e social, alcançando o desenvolvimento linear destas, assim podem ser consideradas como sustentáveis.
Conclui-se, à vista disso, que a presente pesquisa atende aos objetivos apresentados, ainda que apresente algumas adversidades encontradas para que o empreendimento esteja completamente inteirado a práticas sustentáveis ao processo de gestão. Contudo é possível reconhecer que as práticas socioambientais executadas pela PCH Rio Branco permeiam-se em equilíbrio nas três dimensões da sustentabilidade, ambiental, econômica e social em um desenvolvimento linear e cabe a estas ser consideradas como sustentáveis, o que aponta a obtenção do desenvolvimento sustentável.
ALIGLERI; ALIGLERI; ALIGLERI, ALIGLERI; KRUGLIANSKAS (2016); ALVAREZ; ANEEL (2016); BERTÉ (2009); BORGES; MEIRA (2009); CARVALHO (2010); COSTA (2012); DIAS (2011); FERREIRA (2011);GUIA DO EMPREENDEDOR DE PEQUENAS CENTRAIS; HIDRELÉTRICAS (2003);KRAEMER (2008); KRUGLIANSKAS (2009); LOPES (2011); MOTA (2010); MUNCK; SOUZA (2009); OLIVEIRA; SILVEIRA; PIFTSCHER (2014); PEDROSO (2007); SOUZA-LIMA (2006); SACHS (2008); SACHS et al, (2009); TACHIZAWA (2011); TINOCO; VELLANI (2011);