Resumo

Título do Artigo

A Temática Sustentabilidade na Formação de Administradores: o cenário de uma Universidade Privada do Rio Grande do Sul
Abrir Arquivo

Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Paola Schmitt Figueiró
Universidade Feevale - Responsável pela submissão
2 - Eduarda Guimarães
Universidade Feevale -
3 - Guilherme Frozza Felix da Silva
-

Reumo

Este artigo traz a educação superior como elemento chave para promover ação e mudanças. O enfoque é a formação de gestores partindo-se do pressuposto que as organizações e seus atores são essenciais para a promoção de mudanças positivas, seja com impactos em nível micro ou em nível macro. No entanto, o maior desafio recai sobre os padrões existentes. A mentalidade cujo foco se resume ao lucro a qualquer custo foi justamente o mainstream das organizações e do ensino na área durante muito tempo, o que se torna um desafio para a transformação da visão sobre aspectos ligados à Sustentabilidade.
A presente pesquisa teve como objetivo verificar em que medida a temática Sustentabilidade se faz presente no Curso de Graduação em Administração de uma Universidade Privada, situada no Rio Grande do Sul. A coleta de dados, em sua primeira fase – qualitativa – fez uso dos Planos de Ensino das 75 disciplinas ofertadas bem como uma entrevista com a atual coordenação, associada ao acesso a dados secundários em nível institucional e de curso. Em seguida, em uma fase quantitativa, foram aplicados questionários junto aos alunos matriculados nos últimos dois semestres do curso.
Os desafios relacionados a uma efetiva integração da temática Sustentabilidade no ensino integram a relação de interdependência entre quatro dimensões operacionais da educação em gestão – contextual, organizacional, curricular e pedagógica (KURUCZ, COLBERT e MARCUS, 2013). Levando em consideração estudos que discutem estas dimensões ou níveis de análise acerca da presença da temática Sustentabilidade no ensino da gestão (SETÓ-PAMIES e PAPAOIKONOMOU, 2016; FIGUEIRÓ e RAUFFLET, 2015; JABBOUR, 2010), diferentes elementos foram utilizados como base para a coleta e análise de dados desta pesquisa.
A coleta de dados na fase qualitativa analisou Planos de Ensino das 75 disciplinas ofertadas. No processo de busca, junto à Ementa, Objetivos e Programas de Aprendizagem foram utilizadas as palavras-chave: Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável e Socioambiental – Social/Ambiental. Também observou-se a presença de termos correlatos, como natureza, ética, verde, resíduos, reciclagem, logística reversa, consumo consciente, etc. Foi realizada entrevista com a coordenação do curso. Na etapa quantitativa com alunos obteve-se amostra de 144 respondentes. Utilizou-se análise de conteúdo.
Os Planos de Ensino indicam que a temática Sustentabilidade está presente de maneira pontual em algumas disciplinas do primeiro e segundo semestres e em outras de categoria optativas, totalizando nove dentre as 75 ofertadas. A coordenação reconhece a importância do tema e admitiu a carência de mais assuntos e disciplinas relacionadas, manifestando a intenção de futuras alterações curriculares. Na maioria das vezes, as discussões dependem do interesse do professor. A maior parte dos alunos não se considera preparada para atuar em projetos ligados à Sustentabilidade.
A temática Sustentabilidade no ensino da gestão envolve, dentre tantos outros assuntos, responsabilidade social, geração de valor compartilhado, gestão da diversidade e inclusão, responsabilidade social, ética, produção mais limpa, finanças sociais, marketing social, empreendedorismo social e negócios de impacto e logística reversa. O que se espera é a formação integral de um profissional crítico e reflexivo quanto a estas questões e todas as oportunidades que oferecem. O Curso analisado necessita de muitos avanços e ações efetivas neste sentido.
FIGUEIRÓ, P. S.; RAUFFLET, E. Sustainability in higher education: a systematic review with focus on management education. Journal of Cleaner Production, 106, p.22-33, 2015. KURUCZ, E. C.; COLBERT, B. A.; MARCUS, J. Sustainability as a provocation to rethink management education: Building a progressive educative practice. Management Learning, p.1-21, 2013. SETÓ-PAMIES, D.; PAPAOIKONOMOU, E. A Multi-level Perspective for the Integration of Ethics, Corporate Social Responsability and Sustainability (ECSRS) in Management Education. Journal of Business Ethics, v.136, p.523-538, 2016.