Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO MODELO DE COLETOR SOLAR PLANO DE BAIXO CUSTO
Abrir Arquivo

Tema

Gestão ambiental

Autores

Nome
1 - Danielly Letícia Rebelato
Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR - Responsável pela submissão
2 - Jean Carlos Ravanelli Appel
Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR - utfpr
3 - Bruno Arantes Moreira
-
4 - Cleila Cristina Navarini Valdameri
-

Reumo

Nas últimas décadas tem-se verificado o crescente aumento no consumo de energias provenientes de fontes não renováveis. Por este motivo, torna-se fundamental o desenvolvimento de equipamentos e processos que utilizem fontes de energia alternativas, provenientes de recursos sustentáveis. Uma das alternativas mais promissoras, é o uso do Sol, fonte limpa, gratuita e inesgotável.Utilizar a energia solar para aquecimento de água representa economia para o consumidor final, além da contribuição ao meio ambiente.Uma das formas para captar esta fonte de energia, é através de coletores solares planos.
Neste contexto, este trabalho tem como objetivo criar um sistema de coletor solar para coberturas planas, que reduz os pontos de falha no atual sistema dos coletores solares planos de baixo custo e que visa uma montagem mais simples, com o mínimo de conexões, montando uma nova composição, que torna esta tecnologia mais confiável, durável e difundida.
Neste tópico serão introduzidos assuntos relevantes para compreensão do funcionamento do captador solar para a elaboração de um sistema passivo de captação térmica.
O presente estudo é caracterizado por ser de natureza experimental e qualitativa. Para avaliar sua viabilidade, foram realizados ensaios passivos em regime batelada, ou seja, quando há circulação natural de água. Os testes foram realizados no período de maior insolação do dia, por meio do monitoramento da temperatura do fluido no interior dos tubos do sistema.
Os resultados indicaram ganhos de temperatura significativos com baixo custo por litro, bem como, a presença do efeito de termossifão, indicando, desta forma, a viabilidade do protótipo proposto. Além disso, foram utilizadas apenas duas conexões, reduzindo assim os pontos passíveis de falha no projeto.
De maneira geral, o sistema de captação solar proposto mostrou-se de fácil instalação e baixo custo de construção, sendo, portanto, uma alternativa viável que pode contribuir no aquecimento de água para populações de baixa renda e na preservação do meio ambiente.
BAINBRIDGE, D. A. 1983.; BORGES, F. H.; DALCOL, P. R. T. 2002.; COURSES, B. E.; SCHOOLS, H. 2015.; GEVORKIAN, P. 2008.; GONÇALVES, J. N. et al. 2012.; IBGE. 2011.; IDEC. 2013.; IDEC. 2017.; INMET. 2018.; INSTITUTO FEDERAL SUL – RIO – GRANDENSE. 2009.; LAMBERTS, R. et al. 2010.; LIU, Y. M. et al. 2012.; MENDON, B. V. D. E.; POLIT, E. 2009.; NIEMEYER, R. C. 2006.; PROCEL. 2010.; RADIATION, S. 2013.; REDDY, S. B. 1995.; ROBERTO, L. et al. 2016.; SANCHES, G. 2008.; SILVA, R. M. da. 2015.; SPRENGER, R. L. 2007.; STENSMANN, B. H. W. 2002.