Resumo

Título do Artigo

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS E NEGATIVOS: UM ESTUDO SOBRE A ENERGIA EÓLICA NO ESTADO DO CEARÁ
Abrir Arquivo

Tema

Gestão ambiental

Autores

Nome
1 - Roseilda Nunes Moreira
Universidade de Fortaleza - Faculdade 7 de Setembro
2 - LUCIANA FREIRE DE LIMA MARINHO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Responsável pela submissão
3 - Roberto Ney Ciarlini Teixeira
Universidade de Fortaleza -

Reumo

A indústria das energias renováveis tem progredido mundialmente e ainda apresenta grande capacidade de expansão nas próximas décadas. Das energias renováveis, a eólica foi a principal fonte de nova capacidade de geração de energia em boa parte do mundo. Porém, estudos sobre a implantação de empreendimentos eólicos realizados no Canadá, Austrália e Brasil apontam a necessidade de melhor avaliação dos danos causados ou benefícios auferidos em decorrência de sua implantação.
Considerando a relevância do tema, o presente trabalho é guiado pela seguinte questão: Quais são os impactos socioambientais gerados na implantação e operação de parques eólicos? Para responder a esse questionamento, tem-se como objetivo: analisar os impactos socioambientais na implementação e na operação dos parques eólicos nos municípios cearenses de Icaraí de Amontada, São Gonçalo do Amarante e Trairi, na perspectiva da comunidade.
As matrizes energéticas se desenvolveram de forma acentuada mediante uso de recursos não renováveis, ocasionando, ao longo da história, inúmeros impactos ambientais. Neste sentido, a energia eólica surge como alternativa de energia renovável, causando danos ambientais inferiores as fontes tradicionais. Não obstante, o impacto dos parques eólicos pode ser positivo, gerando benefícios socioeconômicos, e negativo, repercutindo de forma danosa ao aspecto visual, à fauna, aos ruídos e à desordenação na vida da comunidade envolvida.
Para tanto, realizou-se um estudo do tipo descritivo, exploratório e de cunho qualitativo que, por meio de pesquisa bibliográfica e análise de entrevistas com moradores do entorno dos parques eólicos pesquisados.
Na percepção dos moradores entrevistados, tem-se predominância dos impactos socioambientais negativos. Dentre os quais, destacam-se: ruídos; impacto sobre a fauna e flora; além dos efeitos sociais. Os diálogos descritos dão conta de diversos acontecimentos que promoveram uma desorganização da vida social das comunidades locais.
Pode-se concluir que a implantação e operação dos parques eólicos, na percepção da comunidade, trouxe mais impactos socioambientais negativos, dentre os quais se destacam: reduzida geração de emprego e renda, pois os mesmos foram construídos em terras pertencentes à igreja e famílias de posses e a oferta de empregos aconteceu na fase de implantação dos parques; ruído; destruição da fauna e flora; cintilização; e mudanças profundas na vida da comunidade. Por fim, evidenciou-se prática da filantropia enquanto a comunidade espera políticas e programas de responsabilidade social das empresas.
KAOSHAN, D., et al.. Environmental issues associated with wind energy - A review. Renewable Energy, v. 75, p. 911-921, mar. 2015. KRISTIAN, B.; NIELS-ERIK, C.; GERAINT, E. Environmental and social impacts of wind energy. DTU International Energy Report, p. 86-90, 2014. MOREIRA, R. N., et al.. Energia Eólica no Quintal da Nossa Casa?! Percepção Ambiental dos Impactos Sociambientais na Instalação e Operação de uma Usina na Comunidade de Sítio do Cumbe em Aracati-CE. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 2, n. 1, p. 45-73, jun. 2013.