Resumo

Título do Artigo

HAITIANOS NO MERCADO DE TRABALHO EM LONDRINA – UM ESTUDO DE CASO
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de pessoas e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Sebastián Francisco Lupera
Universidade Estadual de Londrina - Administração Responsável pela submissão
2 - ISABELI RAMOS NEVES
Universidade Estadual de Londrina - Uel, Londrina

Reumo

Trata-se de um estudo de caso qualitativo, onde foi utilizado o método de história de vida como objeto de analisar a experiência enfrentada pelos haitianos na interação com a sociedade e com o mercado de trabalho depois de ter chegado ao Brasil tendo em conta o tema de estereótipos e prejuízos. Trabalho foi desenvolvido a partir de informações coletas na Cooperativa de Reciclagem, CooperRegião, com um casal Haitiano, A análise dos dados revelou que existe diferença na absorção no mundo do trabalho, entre mulheres e homens haitianos no Brasil, considerando as relações de genero e preconceito.
O artigo busca discutir os desafios da inclusão no mercado de trabalho dos imigrantes haitianos em Londrina, levando em consideração as questões raciais e de gênero. O objetivo é analisar a experiência enfrentada por haitianos na interação com a sociedade e com o mercado de trabalho depois de ter chegado ao Brasil na tentativa de ter uma vida melhor. Nessa discussão, nós enquanto pesquisadores, não assumiremos aqui uma leitura parcial da temática, pois temos características similares aos pesquisados, sendo uma mulher negra e um homem estrangeiro.
O artigo é desenvolto e analisado nas teorias do preconceito, os estereótipos e no entendimento do conceito da experiência segundo o pensamento de Foucault. Como se apresenta a transformação dos individuos logo de ter vivenciado uma mudança significativa na sua vida e como estas experiências permitem expandir novos horizontes de compreensão e de olhares de vida até o ponto de sentir gratidão nas condições que eles se encontram. Como as relações de poder interferem nas estruturas socias das pessoas marginadas.
O presente estudo é de cunho qualitativo utilizando o método de história de vida. O qual tira o pesquisador de seu pedestal de “dono do saber”, para dar lugar para ao sujeito, ouvindo o que tem a dizer sobre ele mesmo: o que ele acredita que seja importante sobre sua vida. Por meio de uma entrevista aberta o casal Haitiano tiveram a liberdade de nos relatar a vida de um pai, de uma mãe, de um migrante, de homem negro, de uma mulher negra, da figura da fome, da necessidade, do agradecimento.
Após a realização da entrevista e analise da transcrição, extraímos as seguintes categorias: experiência antes e depois da chegada ao Brasil- preconceito e questões de gênero. Denota-se uma mudança considerável na vida deles, fazendo referencia as necessidades primarias do ser humano para ter uma vida digna, e que permite ter consciência das coisas realmente importantes na vida. A discriminação pela raça e gênero limita o desenvolvimento dos estigmatizados no mercado laboral e social, atando lhes a um círculo de trabalhos diminuto, em condições que nem sempre são as mais favoráveis.
A pesquisa mostrou que apesar das dificuldades enfrentadas pelos haitianos no mundo do trabalho, sendo inseridos em subempregos, sofrendo preconceito, terem dificuldade na comunicação e no entendimento das leis e normais do trabalho, ha uma satisfação e alegria em estarem em um pais onde podem, minimamente, ter acesso ao trabalho, pois em seu pais de origem chegavam a idade adulta sem ter conseguido experimentar o trabalho. Percebemos que a privação de recursos e as dificuldades vivenciadas durante todo o processo de mudança, os tornaram pessoas melhores e mais humanas.
FOUCAULT, M. Historia da sexualidade: I: a vontade de saber. 13 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988. FOUCAULT, M. (2006), Estratégia, Poder - Saber lV. Editora Forence Universitaria, 2 e.d. FOUCAULT, M. (2009), Estética: literatura e pintura, música e cinema. Ditos e Escritos Vol. lll. Rio de Janeiro, Editora Forence Universitaria, 2 e.d. FOUCAULT, M. (2012), Ética, Sexualidade, Política. Ditos e Escritos Vol. V. Editora Forence Universitaria, 2 e.d. LEMKE, T. (2011) ‘Critique and Experience in Foucault’, Theory, Culture & Society 28(4).