Resumo

Título do Artigo

ANALISE SOBRE A EFICIÊNCIA ECONÔMICA E COMPETITIVIDADE DA EMPRESA BURITI EM AQUIDAUANA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL EM SEU PROCESSO DE GESTÃO NA BUSCA DE UMA GESTÃO ESTRATÉGICA.
Abrir Arquivo

Tema

Indicadores e modelos de mensuração da sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ariane Quintana Crivelli
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) -
2 - Marcus Osório da Silva
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Responsável pela submissão

Reumo

O tema central deste estudo analisa a eficiência econômica e as características de competitividade do Frigorífico do município de Aquidauana, no Estado de Mato Grosso do Sul, em seus processos de gestão na tentativa em delinear um modelo de gestão estratégico. O Setor Agropecuário no o Estado de Mato Grosso do Sul apresentou as maiores taxas de crescimento da economia de Mato Grosso do Sul e está diretamente ligado à Agropecuária. De 2015 a 2017, o estado investiu de R$ 34,77 milhões em obras de infraestrutura e ações de qualificação para proporcionar mais competitividade à indústria.
A fim de compreender o processo de gestão do setor frigorifico, além de conhecer os principais atores/agentes interessados nesse processo e que influenciam na eficiência melhoria contínua e competitividade, definiu-se o seguinte questionamento: Quais indicadores de desempenho dos processos de gestão podem contribuir para o sucesso da competitividade do Frigorífico Buriti? O objetivo geral consiste em analisar o desempenho dos processos de gestão, de forma a mensurar o funcionamento de suas operações e verificar a necessidade da implantação de um modelo de gestão estratégico mais adequado.
A revisão teórica do estudo compreende a fundamentação feita por teóricos e estudiosos das categorias de análise da pesquisa, entre elas: gestão de processos, por meio da identificação e do mapeamento de processos, assim como da análise e melhoria dos processos gerenciais. Do mesmo modo são discutidos a fundamentação referente ao planejamento estratégico, eficiência versos competitividade, assim como são discutidos os mecanismos de mensuração e avaliação de resultados, por meio das técnicas de benchmarking e balanced scorecard.
Para atender o proposto do trabalho apresentado foi utilizada a pesquisa quantitativo-qualitativa, onde foram realizadas entrevistas e aplicados questionários para levantamento dos dados as serem apresentados. A pesquisa foi feita de forma exploratória e bibliográfica, onde foram coletadas informações em sites, livros, artigos, documentação da empresa a ser estudada.
É apresentada a sistematização e interpretação sobre o cenário atual da empresa em relação a sistema de gestão e realizada a descrição dos processos de gestão do Frigorífico Buriti, assim como são identificados os principais integrantes do processo e seu mapeamento. Logo a seguir são discutidos os indicadores de desempenho essenciais à implementação estratégica (abate, resultado operacional, satisfação de clientes, controle de resíduos, acidente de trabalho, absenteísmo, turnover e hora extra). Por fim é apresentado o mapa estratégico dos processos gerenciais.
No atendimento dos objetivos propostos, verificou-se uma a importância de se fazer uma avaliação, não só da viabilidade ambiental, tecnológica e política, mas também da viabilidade econômica da adoção Processo de gestão desenhado para aplicação junto a todos os envolvidos na empresa. Na análise final do trabalho proposto infelizmente não foi possível implantar os mapeamentos e adaptar ao processo da empresa, como a empresa não possui um sistema de gestão desenhado, nem mapeamento do processo, nem procedimentos de trabalhos e nem indicadores do processo. Espera-se que o estudo possa contribuir
ABNT NBR ISO 9001: 2015; ARAUJO, Luis César G. 2001; ATTADIA, Carina do Lago et al. 2003; CAMPOS; Renata Alves; LIMA, Sandra Maria Peron de. 2018; CARDOSO, Josimara. et al. 2015; CASTRO, Rodrigo Batista de.2006; CHIAVENATO, Idalberto. 1994; LACOMBE, Beatriz Maria Braga.2018. MARIOTTO, Fábio L. 2018; MANUAL. GRI . 2018.; PAIVA, Leandro Martins de. et al 2018.;SILVA, Albertina; FARIAS. et al. 2018. SOUZA, Daniele Gonçalves de. 2018.