Resumo

Título do Artigo

O comércio praticado por chineses na capital da fé caririense
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Tema

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Autores

Nome
1 - Joaquim Feitosa Pereira
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2 - Marcus Vinicius de Oliveira Brasil
Universidade Federal do Cariri-UFCA - Bolsista CAPES/PNPD de Pós-Doutorado-Universidade Federal do Ceará-UFC Responsável pela submissão
3 - Amanda Ravilla Valério Xavier
Universidade Federal do Cariri-UFCA -
4 - Raiane de Alencar Alves
Universidade Federal do Cariri-UFCA -
5 - Fábio Ferreira de Araújo
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Reumo

O fluxo de comércio entre o Brasil e a China é de bilhões de dólares por ano, sendo que, a China se tornou o principal destino das exportações brasileiras, assim, ocorrendo diferenças de porcentagem muito grandes nas exportações entre os dois países, o Brasil exporta muito mais do que a China do Brasil (BRASIL, 2014; PAUTASSO, 2010). É notória a influência também na cidade de Juazeiro do Norte, situada no interior do Ceará, a maior cidade do interior economicamente falando. Onde há uma aglomeração significativa de cidadãos chineses que se instalaram e estabeleceram seu comércio.
Diante deste contexto, a pesquisa em questão tem como desígnio responder a seguinte questão: Como vem sendo praticado o comércio por chineses na cidade de Juazeiro do Norte? O objetivo geral desta pesquisa é identificar a prática comercial realizada por chineses em Juazeiro do Norte. Com os seguintes objetivos específicos: mapear os empreendimentos administrados por orientais em Juazeiro do Norte; caracterizar os setores que esses empreendimentos atuam; apresentar a dinâmica desse comércio oriental no Juazeiro do Norte-CE.
Devido ao elevado crescimento chinês tem atentado também a demanda por commodities brasileiras, porém visualizando macroeconomicamente, a crescente inserção comercial chinesa no mercado brasileiro, nos principais mercados de exportação do Brasil pode se constituir em uma ameaça crescente à manutenção de saldos comerciais favoráveis. A principal atividade econômica da cidade é o setor de serviços, responsável por 80% do PIB municipal. Em 2011, o PIB da cidade foi de 2.249.645 mil reais segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), (BRASIL, 2011; SANTOS,2011).
A pesquisa exploratória permite investigar a natureza complexa e outros fatores relacionados. No que se refere à pesquisa descritiva, o pesquisador ao conduzir o estudo observa, conta, descreve e classifica (GIL, 2006). A pesquisa foi realizada na cidade de Juazeiro do Norte – CE, especificamente no centro do município, a coleta de dados foi realizada no período de abril a maio de 2017. Para a coleta de informação foi utilizado um questionário, para entrevistar os sujeitos da pesquisa. As respostas foram gravadas e algumas mais relevantes foram anotadas pelo pesquisador.
Na análise das entrevistas dos comerciantes, emergiram aspectos comuns que favoreceram a elaboração de cinco categorias simbólicas,são elas: 1)Atratividade do comércio juazeirense, 2)Principais produtos chineses comercializados, 3)Definição de preços, 4)Instalação do comércio chinês na cidade e 5)Avaliação do comércio juazeirense. O fator primordial para o crescente de comercio de chineses é o potencial de demanda da cidade que recebe 2,5 milhões de romeiros todo ano, mantendo a economia local aquecida, apresentando um crescimento mesmo frente a retração da economia brasileira (COSTA, 2016).
O comércio praticado por chineses em Juazeiro do Norte continua pujante, visto que mesmo durante um período de crise política e econômica a cidade do interior do Ceará continuou recebendo comerciantes da China. O presente estudo evidenciou uma semelhança da prática comercial chinesa com a brasileira, como a negociação dos preços, o uso de promoções, a busca por uma área de grande movimentação para instalação de seus comércios e a permanência na principal rua comercial da cidade mesmo em momento de crise.
AQUINO, E. T.; DALDEGAN, W. F.; O Brasil e os BRICS: crescimento inclusivo, soluções sustentáveis. Textos de Economia, Florianópolis, v.17, n.2, p.58-74, jul./dez.2014. COSTA, L., Comércio e imigração na avenida Paulista: regimes de visibilidade e de alteridadenagalleria Paulista Center, XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro, 2015. PAUTASSO, D. O lugar da China no comércio exterior brasileiro, Rev. Meridiano 47, n. 114, 2010. REIS, M. E. F. BRICS: surgimento e evolução, Ed. Fundação Alexandre de Gusmão, Brasília, 2012.