Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS DO SETOR ALIMENTÍCIO
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis

Autores

Nome
1 - ESTER QUIRINO DIAS SAMPAIO
-
2 - Maria Tereza Saraiva de Souza
Centro Universitário FEI -
3 - RENY APARECIDA GALVÃO
Universidade Nove de Julho - Centro Universitário FEI Responsável pela submissão

Reumo

O setor alimentício é responsável por 20% a 30% do impacto ambiental global e vários stakeholders, consumidores, ambientalistas e governo pressionam o setor a lidar com questões ambientais e sociais da “fazenda ao garfo”, expressão que se refere às etapas da produção de alimentos, a partir da colheita, passando pelo armazenamento, processamento, embalagem, venda e consumo (COURVILLE, 2003; MALONI; BROWN, 2006; MATOS; HALL, 2007). Espera-se que empresa focal do setor alimentício seja pioneira na adoção de práticas sustentáveis em sua cadeia de suprimentos.
Como uma empresa focal dissemina práticas de sustentabilidade ambiental nos membros à montante de sua cadeia de suprimentos? O objetivo geral é propor um modelo conceitual sobre o relacionamento empresa focal e seus fornecedores. Os objetivos específicos são: identificar na literatura as principais práticas associadas à cadeia de suprimentos sustentável; práticas de sustentabilidade adotadas pela empresa para tornar a cadeia de suprimentos sustentável e; analisar como uma empresa focal dissemina práticas de sustentabilidade nos membros à montante de sua cadeia de suprimentos.
Cadeia de Suprimento Verde é a integração ambiental das atividades da cadeia de suprimentos, incluindo a concepção do produto, a seleção do material, os processos de fabricação, a entrega do produto final e a gestão do produto após o fim do seu ciclo de vida visando à redução do impacto ecológico sem sacrificar a qualidade, a confiabilidade, o custo e a eficiência no consumo de energia (SRIVASTAVA, 2007) . Quanto mais complexa a configuração da cadeia de suprimentos, mais desafios às partes envolvidas terão a enfrentar, como ocorre com o setor alimentício (YU; NAGURNEY, 2013).
A presente pesquisa optou pelo caso único incorporado, pois foi estudada uma única cadeia de suprimentos e as práticas de sustentabilidade adotadas à montante, investigando a indústria de alimentos (empresa focal) e dois fornecedores de primeira camada, sendo o produtor de agropecuária (Integrado - granja) e a empresa de embalagem. Os instrumentos de coleta de dados foram: a entrevista, a observação direta e a pesquisa documental na empresa focal, na granja e na empresa de embalagens. Os instrumentos de coleta de dados foram desenvolvidos de acordo com as categorias teóricas
Quanto à prática do gerenciamento da cadeia de suprimentos integrada, a empresa focal tem um importante papel no desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos sustentável, pelo poder de influência no comportamento de seus membros diretos e indiretos, induzindo práticas socioambientais por meio de dois grupos: gestão de fornecedores orientada a risco e desempenho e gestão da cadeia de suprimento. Ela lidera a implementação e monitoramento dessas práticas na cadeia de suprimentos e nos elos nos quais possui maior interesse, porém de forma diferenciada (SEURING; MULLER, 2008; PAGELL; WU, 2009).
A contribuição deste trabalho foi a proposição de um modelo de relacionamento entre fornecedores a montante da cadeia de suprimento e a empresa focal. A empresa focal não possui recursos suficientes para estabelecer o mesmo nível de relacionamento com todos os seus fornecedores. O relacionamento de colaboração somente é possível com fornecedores importantes e com elevado risco socioambientais. Fornecedores importantes, mas com baixo risco socioambiental, a empresa focal direciona suas práticas para o monitoramento.Os fornecedores menos importantes, a empresa focal não se envolve diretamente.
PAGELL, M.; WU, Z. Building a more complete theory of sustainable supply chain management using case studies of 10 exemplars. Journal of Supply Chain Management, v. 45, n. 2, p. 37-56, apr. 2009. SEURING, S.; MÜLLER, M. From a literature review to a conceptual framework for sustainable supply chain management. Journal of Cleaner Production, v. 16, n. 15, p. 1699-1710, oct. 2008. SRIVASTAVA, S. K. Green supply-chain management: a state-of-the-art literature review. International Journal of Management Reviews, v. 9, n. 1, p. 53-80, mar. 2007.