Resumo

Título do Artigo

10 anos de publicações brasileiras sobre consumo sustentável
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Tema

Marketing e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Carolina Mapurunga Azevedo
Universidade de Fortaleza - Responsável pela submissão
2 - Livia Baltazar Guimaraes Ary
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - Universidade de Fortaleza
3 - MINELLE ENEAS DA SILVA
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR -

Reumo

O consumo sustentável tem recebido destaque desde a elaboração da Agenda 21, no entanto ainda não existem pesquisas que demonstrem como o tema vem sendo abordado no contexto de publicações brasileiras. Como indicado por Silva (2012, p. 225), o consumo sustentável surge como "o padrão de consumo resultante da inter-relação de atores sociais, numa perspectiva de interação política." Assim, para que se possa falar neste tema é necessário observar outras visões que não apenas a do consumidor
Seguindo a perspectiva de Jackson (2007) quanto a necessidade de um consumo mais eficiente e alinhado a nova realidade social e o avanço no número de publicações sobre os diversos temas relacionados com a sustentabilidade, a presente pesquisa busca responder a seguinte questão: Como está sendo abordada a temática do consumo sustentável nos principais periódicos brasileiros?
Promover o consumo sustentável é, portanto, um dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Desta forma, retoma-se a reflexão sobre o consumo sustentável levando em consideração os fatores econômicos, ambientais e sociais no seu momento de compra, consumo e descarte. Com base nesta retomada de noção sobre como lidar com consumo e sustentabilidade, torna-se clara entender que são diversas as nomenclaturas que cobrem o tema, bem como os entendimentos sobre tipologias de consumo
Por meio de uma pesquisa qualitativa, o método utilizado na pesquisa foi a revisão sistemática da literatura, que ao contrário da revisão narrativa, é uma revisão planejada para responder a uma pergunta específica. A pesquisa foi realizada na bases de dados on-line SPELL (Scientific Periodicals Eletronic Library), no período de 2008- 2017. Foram selecionados 22 artigos que atendem aos critérios e conseguem de uma forma clara representar o que vem sendo publicado sobre o tema.
Do total de artigos, o ano de 2011 assume destaque com o maior número de artigos publicados sobre a temática Consumo Sustentável. No que se refere ao foco desses artigos, foram identificadas três grandes linhas de estudos: (1) pesquisa com diferentes atores sociais; (2) pesquisa sobre o comportamento de consumo individual; e (3) pesquisa sobre o comportamento do consumidor. A maioria dos artigos apresentam uma abordagem quantitativa baseada em survey.
A partir deste estudo, foi constatado que a temática sobre Consumo Sustentável vem sendo efetivamente investigada nos últimos dez anos, apresentando importantes publicações. No entanto, os resultados demonstram que ao longo dos anos o tema perdeu ênfase.
CLARKE, M.; OXMAN, A.D. Formulating the problem. In: Clark M, Oxman AD, editors., eds. Cochrane Reviewer's Handbook Section 4. Oxford, United Kingdom: Cochrane Collaboration, 2001. JACKSON, T. Sustainable consumption: In: ATKINSON, G.; DIETZ, S.; NEUMAYER, E. (editors). Handbook of Sustainable Development. Edward Elgar Publishing, 2007. SILVA, M. E. Consumo Sustentável: a articulação de um constructo sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), v. 11, n. 2, p. 217-232, 2012.