Resumo

Título do Artigo

INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS EM SUSTENTABILIDADE: um estudo de caso na empresa Grendene S.A.
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Antonio Júnior Moreira Brandão
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Administração Responsável pela submissão
2 - Benedita Marta Gomes Costa
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Curso de Administração

Reumo

Para Hart e Milstein (2004), algumas empresas estão iniciando a abordar a sustentabilidade do ponto de vista estratégico e consideram esse tipo de abordagem como “uma oportunidade de negócios, abrindo caminho para a diminuição de custos e riscos, ou até elevando seus rendimentos e sua participação de mercado por meio da inovação”. A nova abordagem inclui a adoção da sustentabilidade como estratégia empresarial e o uso dos Investimentos Estratégicos em Sustentabilidade como ferramenta para executar a estratégia de sustentabilidade da organização.
Muitos gestores não sabem os benefícios gerados por meio dos Investimentos Estratégicos em Sustentabilidade. Nesse sentido, a questão que se buscará responder por meio dessa pesquisa será a seguinte: Quais os benefícios advindos dos Investimentos Estratégicos em Sustentabilidade (IES) para uma organização no setor de calçados? Desta forma, o presente artigo tem como objetivo geral analisar e discorrer os benefícios advindos dos IES, em uma organização do setor de calçados da cidade de Sobral-CE.
O investimento sustentável é uma abordagem de investimento caracterizada pela incorporação explícita de fatores ambientais, sociais e de governança no processo de investimento. É um tipo de investimento que se diferencia do investimento tradicional por incluir dados de desempenho não financeiro na análise das empresas (LEWIS, PINCHOT e CHRISTIANSON, 2016). Somente quando a organização conseguir integrar e alinhar os desempenhos ambientais, sociais e a governança corporativa é que a empresa terá resultados a longo prazo.
Utilizou-se como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica, seguida da coleta de dados secundários. A pesquisa classifica-se como qualitativa e utilizou o método de estudo de caso. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo.
Grendene S.A. pode-se destacar os projetos de automação e melhorias em equipamentos. O desenvolvimento de fornecedores locais ocorre através de parcerias envolvendo a adoção de uma série de critérios éticos. A contratação de mão de obra dá preferência aos residentes do município de Sobral-CE ou regiões próximas - beneficiando a comunidade na qual está inserida. Procura propiciar satisfação na compra dos produtos ofertados pela empresa, procurando fornecer todas as informações do produto. Busca atuar na comunidade “por meio de campanhas e ações de conscientização”.
Com base nos dados apresentados, pode-se concluir que os benefícios gerados pelos IES em uma organização do setor de calçados foram os seguintes: economias geradas devido à redução no consumo de água, energia; poder de barganha junto aos fornecedores; geração de emprego para a comunidade, por meio da contratação de mão de obra local; acesso assegurado ao mercado externo. Além disso, observou-se que é por meio do Modelo Integrado de Sustentabilidade Single Bottom Line que é executada a estratégia em sustentabilidade da Grendene S.A. e os IES da organização em questão.
HART, S. L; MILSTEIN, M B. Criando Valor Sustentável. Disponível em:< http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/3363.pdf>. Acesso em: 19 maio 2018. LEWIS, E; PINCHOT, A; CHRISTIANSON, G. Navigating the sustainable investment landscape. Disponível em:< https://www.wri.org/sites/default/files/Navigating_the_Sustainable_Investment_Landscape_0.pdf>. Acesso em: 30 de jun. 2018.