Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: PERSPECTIVAS DE GESTÃO POR MEIO DA ÓTICA DE GESTORES EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO DO RS
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Tema

Responsabilidade social corporativa

Autores

Nome
1 - Gabriela Rossato
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Responsável pela submissão
2 - Ana Paula Perlin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
3 - Debora Vestena
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM -
4 - Clandia Maffini Gomes
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Pós Graduação
5 - Isabela Marques Kumer
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM -

Reumo

A temática responsabilidade social corporativa surgiu na década de 50, quando as empresas começaram a dar importância aos interesses não só de seus donos e acionistas, mas também aos seus grupos de interesse, evidenciando um comportamento e gerenciamento ético com a sociedade.
O presente artigo tem como objetivo central identificar a percepção da responsabilidade social e sua relação com a gestão em uma cooperativa de crédito do Estado do Rio Grande do Sul.
O objetivo central do referencial teórico é apresentar a fundamentação teórica essencial ao desenvolvimento do trabalho, por meio da síntese da literatura relacionada com os diversos aspectos e autores do tema estudado. Assim, neste capítulo, serão apresentados os conceitos inicialmente de responsabilidade social e logo após será delimitado o tema para responsabilidade social corporativa.
A pesquisa caracteriza-se como um estudo de natureza descritiva com abordagem qualitativa, realizada por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada com gestores da cooperativa de crédito e análise documental.
A partir da análise dos resultados foi possível observar que a gestão da responsabilidade social da cooperativa está alinhada com sua gestão estratégica. Além disso, foi observado que existe uma consonância entre os valores da Instituição e as práticas de responsabilidade social realizadas, bem como a existência de boas práticas direcionadas aos diversos stakeholders da cooperativa.
Em última análise, verificou-se que os princípios do cooperativismo pautam as práticas de Responsabilidade Social Corporativa realizadas pela Instituição. A própria composição da Instituição, sua missão e visão contribuem em grande parte para a obtenção destes resultados, tendo em vista que a sua base e a sua ação se assentam nos princípios do cooperativismo.
INSTITUTO ETHOS. Guia de elaboração de relatório e balanço anual de responsabilidade social empresarial. São Paulo: Instituto Ethos, 2001. MACHADO FILHO, C. A. P. (2002). Responsabilidade social corporativa e a criação de valor para as organizações: um estudo multicasos. Tese de doutorado em Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.