Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE COMBINATÓRIA DOS DIRECIONADORES DAS ECOINOVAÇÕES: estudo multicasos em frigoríficos do Rio Grande do Sul
Abrir Arquivo

Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Juliany Braga Souza
Universidade federal de Pelotas - Responsável pela submissão
2 - Marcelo Fernandes Pacheco Dias
Universidade federal de Pelotas -
3 - Gustavo Neves Goularte
-

Reumo

Diante de um cenário atual que caminha em direção a devastação ambiental, emerge cada vez mais o conceito de sustentabilidade como sinônimo de preocupação com práticas ambientalmente corretas conectado com as dimensões econômicas e preocupações sociais. Constata-se que as organizações se constituem de elementos essenciais para promoverem, através das suas estratégias, melhorias ou inovações em seus processos e produtos de modo a atender aos objetivos da sustentabilidade. É aí que entra outro conceito que poderá servir como alternativa para a gestão e política ambiental: o da ecoinovação.
Esta pesquisa procurou responder a seguinte questão de pesquisa: Quais as combinações de direcionadores (drivers) da ecoinovação favorecem mais a adoção de ecoinovações em frigoríficos? Logo, o objetivo geral será compreender quais são as combinações de direcionadores da ecoinovação (drivers) que favorecem a adoção dos tipos de ecoinovações nos frigoríficos do Rio Grande do Sul.
Drivers da Ecoinovação: É de grande importância verificar quais são os direcionadores e as motivações para as empresas adotarem preceitos ambientais. Bossle et al. (2016) dividem a motivação para a ecoinovação em duas categorias, sendo elas drivers internos e externos. Tipos de ecoinovação: Além das motivações para a adoção ou não de ecoinovações nas empresas, é de significativa importância compreender os tipos de inovações que são implementadas na área ambiental.
O objeto de pesquisa são múltiplos casos, sendo eles frigoríficos no estado do Rio Grande do Sul.A coleta consistiu principalmente na aplicação de questionário elaborado através da literatura e enviado por meio eletrônico aos gestores e/ou responsáveis pela área ambiental da empresa. Análise MSDO: O objetivo desta etapa foi de identificar os drivers que mais explicam as diferenças de desempenho entre os casos analisados.A partir da execução da etapa preliminar (MSDO), os dados foram analisados seguindo a variante csQCA da análise qualitativa comparativa (RAGIN, 1987).
Drivers explicativos da diferença de desempenho por tipo de ecoinovação: Os resultados mostraram que há direcionadores específicos para o setor frigorífico e que a inovação ambiental é impulsionada por diversos fatores internos e externos à empresa. Combinações de Drivers e os Tipos de Ecoinovações: Os resultados do csQCA mostraram que para cada tipo de ecoinovação há combinações de drivers que favorecem a sua adoção.
Com a aplicação da pesquisa, foi possível atingir aos objetivos propostos e o que se conclui após os resultados é que para o setor frigorífico do Rio Grande do Sul foram identificadas a presença de oito condições causais que se combinam entre si através de sua ausência ou presença e fazem com que isso favoreça a adoção daquele tipo de ecoinovação na empresa.
BREIER, G. P.Abordagens Ecoinovadoras para o Desenvolvimento de Novos Produtos. Porto Alegre: UFRGS, 2015. 209 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. RAGIN, C.C. The Comparative Method: moving beyond Qualitative and Quantitative Strategies. Berkeley: University of California Press, 1987.