Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DA INOVAÇÃO ABERTA E DESEMPENHO INOVADOR E SUSTENTÁVEL: O CASO DE UMA INDÚSTRIA DO SETOR QUÍMICO
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Kamila Frizzo
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria Responsável pela submissão
2 - Clandia Maffini Gomes
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Pós Graduação
3 - Jordana Marques Kneipp
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
4 - Francies Diego Motke
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração
5 - Ana Paula Perlin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Reumo

A inovação constitui o motor que gera o desenvolvimento das organizações na medida em que estas, inseridas em um mercado dinâmico e competitivo, dependem da criação de novas ideias que resultem em vantagens competitivas. Dessa forma, várias estratégias inovadoras vêm sendo adotadas pelas empresas, como a inovação aberta (IA), que consiste na abertura dos processos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
O estudo teve como objetivo analisar as práticas de gestão de IA e a sua associação ao desempenho inovador e sustentável.
O referencial teórico apresenta as temáticas gestão da inovação aberta e desempenho inovador e sustentável a partir de Chesbrough (2003), Gomes (2007), Gunday et al., (2011), OCDE (2005) e GRI (2015).
A presente pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa e de natureza exploratória, foi conduzida por meio de estudo de caso.
Os resultados evidenciam que o nível de estruturação da gestão de fontes externas de informação tecnológica varia de acordo com a necessidade e a demanda específica da empresa. Os achados sugerem que a partir da conectividade com as fontes externas e do atendimento aos critérios sustentáveis, as empresas passaram a obter desempenho inovador por intermédio do desenvolvimento de novos produtos e processos e de algumas ações pontuais em marketing e organizacionais, bem como desempenho sustentável.
É possível confirmar o pressuposto de que as práticas de gestão de IA estão associadas ao desempenho inovador e sustentável na empresa industrial brasileira.
CHESBROUGH, H. Open Innovation: the imperative for creating and profiting from technology. Boston: Harvard Business Press, 2003. GOMES, C. M. Gestão de Fontes Externas de Informação Tecnológica e Desempenho Inovador na Empresa. 2007, 212 p. Tese (Doutorado em Administração). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. GUNDAY, G.; ULUSOY, G.; KILIC, K.; ALPKAN, L. Effects of innovation types on firm performance. International Journal Production Economics, v. 133, p. 662– 676, 2011.