Resumo

Título do Artigo

REFLEXOS DO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA PLANETÁRIA EM DOCENTES DE ÁREAS INTERDISCIPLINARES
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Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Juliana Silva Arruda
Universidade Federal do Ceará - Ufc Responsável pela submissão
2 - Liliane Maria Ramalho de Castro e Silva
Universidade Federal do Ceará - Universidade Federal do Ceará - UFC
3 - José Aires de Castro Filho
-
4 - Jackeline Lucas Souza
Universidade Federal do Ceará -

Reumo

Nas Universidades, os estudos a cerca da cidadania teve seu inicio a partir de projetos temáticos como: energias renováveis, Amazônia, aquecimento global, consumismo, evolução, fome, poluição. Estes são e devem ser discutidos a partir de uma abordagem interdisciplinar, deixando de lado o caráter disciplinar, fragmentado.Esta pesquisa pretende trazer benefícios e subsídios para o desenvolvimento de ações sustentáveis e posturas ativistas dos docentes através da emergência de projetos e trabalhos que possam ser desenvolvidos pelos alunos, e estes também possam desenvolver essas habilidades.
Os docentes contemporâneos devem superar vários desafios no processo de ensino e aprendizagem, dentre eles: o entendimento das diferentes possibilidades metodológicas proporcionadas pelas tecnologias digitais, a compreensão da importância do desenvolvimento de competências e ações da cidadania planetária dos discentes, além da estrutura e do currículo, ainda engessado, das escolas e universidades brasileiras. Tem-se como objetivo geral investigar os reflexos e do uso das metodologias ativas para o desenvolvimento da consciência planetáriade emeducadores de áreas interdisciplinares.
Segundo Brossi e Cabral (2016), a formação docente não deve está exclusivamente ligada a possibilitar a reflexão crítica da vida do discente, mas eles mesmos devem fazer essa auto reflexão,tendo como objetivo que o seu trabalho, e sua postura forneçam transformações. Torna-se imprescindível pensar em novas metodologias para que o processo de ensino e aprendizagem se torne efetivo e integral,respeitando os valores éticos sobre o mundo social.Destaca-se a necessidade das metodologias aliadas aos recursos tecnológicos para fazer emergir o interesse no desenvolvimento de práticas sustentáveis.
O contexto metodológico foi desenvolvido visando a inserção do conhecimento prático das metodologias ativas junto aos inscritos no III Congresso de Tecnologias na Educação- CTRL+E 2018. O desenvolvimento do curso abrangeu, desde a introdução da conceituação e tipificação das metodologias ativas até a aplicação empírica desse instrumental com o uso de recursos digitais no contexto de Cidadania Planetária. Os dados são analisados a partir da análise de formulários, além de depoimentos,e produtos elaborados pelos professores durante o curso.
A partir da metodologia utilizada e do corpo teórico discutido no desenvolvimento do curso, além dos depoimentos dos participantes e das atividades práticas desenvolvidas em grupo, foi possível perceber que a metodologia adotada, já baseada em metodologias ativas, facilitou o engajamento, a participação e a aprendizagem dos cursistas para um pensamento e desenvolvimento de uma prática sustentável.
Percebe-se que os participantes saíram da posição de meros expectadores para autores, ao atuarem, apresentarem, desenvolverem planos de aulas e darem sugestões de materiais. Esses momentos empíricos possibilitaram o surgimento da autonomia e da autoria e acarretaram, consequentemente, um processo mais qualitativo de aprendizagem.O tema trabalhado, no caso a sustentabilidade, por ser atual e discutido no meio educacional, social e cultural dos professores, também criou esse ambiente propício ao desenvolvimento, visto que foi passível de discussões e de questionamentos.
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