Resumo

Título do Artigo

Evidenciação de ações de sustentabilidade como estratégia e seus reflexos nos índices financeiros: O marketing verde da natura
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Tema

Marketing e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Angélica da Silva Costa
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Responsável pela submissão
2 - Ludmila Tatiane Pereira Diniz
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFETMG - CEFET- MG
3 - Alzira Alice de Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFETMG - Campu II Belo Horizonte
4 - Lucia Andrea Costa Silva
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais -
5 - MILENE TEIXERIA CARNEIRO
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais -

Reumo

Assim, tão importante quanto eficiência financeira e processos produtivos bem definidos é preciso, cada vez mais, que as empresas demonstrem, em toda sua cadeia produtiva, uma preocupação com respeito a adoção de posturas ecologicamente responsáveis, mitigação de efeitos potencialmente poluidores decorrentes de suas atividades além de ações de sustentabilidade para que sejam levadas em consideração na hora de investir. Algumas empresas, como a NATURA S/A não só praticam ações de sustentabilidade bem elaboradas e cuidadosas como fazem disso sua marca no mercado, parte integrante seu valor.
Como o marketing verde influencia nos resultados financeiros de organizações como a Natura S/A? O objetivo é é investigar como a evidenciação das ações de sustentabilidade têm sido empregada como estratégia de marketing verde pela empresa NATURA S/A e influenciam em seus resultados financeiros nos últimos 10 anos.
Ações ambientais e de sustentabilidade como estratégia; (BARBIERI; CAJAZEIRA, 2009). Indicadores de sustentabilidade; (SILVA; CORREIA; CÂNDIDO, 2010); (BOVESPA, 2018); Relatórios de Administração e Marketing verde: Kotler e Keller (2012); (LOPES; PACAGNAN, 2014); (ARAUJO; BRITO; RIBEIRO; LOPES, 2016).
Como metodologia, recorre-se à análise documental e triangulação metodológica de dados, com a análise dos resultados financeiros, análise fílmica dos filmes comerciais e dos relatórios de administração da NATURA S/A, nos últimos 10 anos. Como conclusão, foi possível perceber que as ações de sustentabilidade sócio ambientais da Natura têm sido capazes de gerar valor para a empresa, o que se reflete em seus índices financeiros.
Os resultados demonstram que a Natura utiliza do marketing verde para transmitir a ideia de produção ecologicamente correta, aproximando-se do público interessado em um consumo mais ecológico e sustentável. Destacam-se vários programas e projetos de caráter socioambientais com práticas que demonstram o envolvimento da empresa na busca da redução dos impactos provocados por sua atividade. Tudo isso culmina na associação da empresa a aspectos socioambientais positivos, agregando valor aos seus produtos, além da evolução de indicadores financeiros com resultados consistentes.
Como conclusão, foi possível perceber que as ações de sustentabilidade da NATURA S/A têm sido capaz de gerar valor para a empresa, refletindo em seus índices financeiros.
ARAUJO, U.P; BRITO, M.J. de; RIBEIRO, L. M. de P.; LOPES, F. T. Metainterpretação: Quinze Anos de Pesquisa com o Relatório da Administração. Revista Cont. Fin. v.27, n.71, p. 217-231, 2016 BRIGHAM, Eugene F., GAPENSKY, Louis C., EHRHARDT, Michael C. Administração Financeira –Teoria e Prática. Editora Atlas. São Paulo, 2001. BOLSAN, João Felipe Martins. Sustentabilidade nas organizações: Uma questão de competitividade. 2º Congresso de Pesquisa Científica: Inovação, Ética e Sustentabilidade, p.26-32 – 2012; KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing – 14ª ,2012.