Resumo

Título do Artigo

NEGÓCIOS SOCIAIS EM GRANDES CORPORAÇÕES MULTINACIONAIS: ESCALA DE MENSURAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO
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Tema

Responsabilidade social corporativa

Autores

Nome
1 - THAIS PUPIM SILVA
Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração de Ribeirão Preto (FEA RP USP)
2 - Perla Calil Pongeluppe Rebehy
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) - Responsável pela submissão

Reumo

Durante muitos anos, problemas sociais foram vistos como responsabilidade exclusiva do Estado, porém outras instituições também já realizavam este papel há tempos atrás. Conhecendo a história do Terceiro Setor no Brasil, vemos que se inicia ainda no século XVI, com a fundação da Santa Casa de Misericórdia de Santos, a qual presta até os dias de hoje apoio assistencial social e hospitalar. No período de colonização do país, as primeiras instituições foram ligadas à Igreja Católica, e com o passar dos anos, às outras religiões que começaram a ganhar força no Brasil, traduzindo noções de filantro
O objetivo é propor uma escala de avaliação adequada para que as empresas de grande porte possam identificar o potencial das ações sociais desenvolvidas se transformarem em negócios sociais.
O mundo atual muda em uma velocidade e razão cada vez maior, dentro do contexto globalizado, tecnológico e cultural surgem novas questões a serem encaradas pela humanidade e para que sejam alcançadas é necessário o desenvolvimento de novas ferramentas e novas formas de pensar. Nesse contexto, o imperativo da degradação socioambiental do planeta demanda, em especial do sistema econômico, um reajuste de conduta dentro de uma proposta que considere as externalidades e preserve a vida das futuras gerações. Os negócios sociais são uma das respostas a essas demandas urgentes.
A primeira etapa da pesquisa baseia-se na revisão da bibliografia temática da área dos negócios sociais e a posterior análise de conteúdo dos aspectos principais referenciados pelos autores. A segunda etapa prevê o desenvolvimento de um framework preliminar na forma de uma escala de avaliação de projetos de interesse social e sua viabilidade para conversão em negócios sociais;
QUADRO 1 - Variáveis Objetivo Pergunta Variável Visão geral sobre o projeto O que é o projeto? Qual o seu propósito? Resolve qual problema social ou ambiental? Atende algum ODS da ONU? Identificar o item Cultura Organizacional O projeto está de alguma forma relacionado a cultura organizacional da empresa? Como? Há ISP? Desde quando empresa tem RSC? Tem fundação ou instituto próprio? Tem fundo próprio? Identificar o item produção inclusiva Quem é o público alvo do projeto? Essas pessoas estão são apenas consumidoras do serviço/bem de consumo ou estão inclusas na cadeia de suprimentos do proje
Grandes empresas tendem a se envolver cada vez mais com ações sociais, seja por estarem engajadas com o ambiente no qual se inserem, seja por estarem envolvidas com funcionários e consumidores conscientes em relação ao impacto social e ambiental. O presente trabalho traz a proposta de ajudar às grandes empresas a entenderem como suas ações sociais e ambientais podem vir a se tornarem negócios sociais de fato, que se sustentam sozinhos e geram impacto em escala. Para que seus projetos atinjam tais níveis, é importante que atendam a indicadores e critérios, explicados no quadro apresentado.
ARTEMISIA. Uma nova geração de negócios está transformando o Brasil. Disponível em: < http://artemisia.org.br> Acesso em 12 jun.2018. BARKI, E. et al. Negócios com Impacto Social no Brasil. São Paulo: Peiropolis, 2013. BHBIT. O terceiro setor – Significado e sua história no Brasil. Disponível em: Acesso em: 19 jun. 2018. COMINI, G., BARKI, E., AGUIAR, L. T. de A. A three-pronged approach to social business: a Brazilian multi-case analyses. Revista de Administração, v.47, n.3, p. 385-387, jul/ago/set.2012 COMINI, G