Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE COMO VANTAGEM COMPETITIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA INTERNACIONAL NO PERÍODO DE 2008 A 2018
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Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - JOSÉ WELLITON SILVA DO NASCIMENTO
Universidade Federal do Ceará - Responsável pela submissão
2 - Jacinta dos Reis Mororo
Universidade Federal do Ceará - UFC -
3 - Maria Micheline Barreto Gomes
Universidade Federal do Ceará - UFC -
4 - Vanessa Lira Angelim
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5 - José de Paula Barros Neto
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Reumo

O cenário mundial tem pressionado as empresas a repensarem seu papel na sociedade e a fazê-las verificar que o lucro não é o único critério de desempenho comercial relevante (ENGERT et al., 2016). Nesse contexto, motivos externos e internos têm influenciado às empresas a melhorar seu desempenho de sustentabilidade, ou seja, sua contribuição para o desenvolvimento sustentável global. Esses motivos podem ser explicados por várias teorias, tais como a teoria institucional, a visão baseada em recursos da empresa para aumentar a vantagem competitiva.
Este trabalho busca respostas para as seguintes perguntas: qual importância, a literatura internacional, está sendo dada à sustentabilidade como vantagem competitiva? O que diz a literatura internacional sobre as barreiras e dificuldades da sustentabilidade como estratégia competitiva? E tem como objetivo apresentar uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da importância estratégica da sustentabilidade e seu papel como vantagem competitiva. Apresentando evidências de que essas decisões são afetadas pela sustentabilidade e têm potencial para afetar a vantagem competitiva das empresas.
Para Porter (1989) “a estruturação da Vantagem Competitiva fundamentada na Eficácia Operacional ocorre a partir de uma análise interna detalhada dos processos”. A sustentabilidade é vista como vantagem competitiva para apoiar os gestores e motivá-los a ampliar suas visões nas tomadas de decisões. “Uma vantagem competitiva é formada usando indicadores financeiros e não financeiros para se complementar”. A sustentabilidade também desempenha um papel vital como antecedente de reputação empresarial e capital relacional (LEANIZ; BOSQUE, 2013).
Este artigo adota uma abordagem metodológica teórico-conceitual fundamentada em uma revisão sistemática da literatura (RSL), buscando analisar o cenário da implantação da sustentabilidade como vantagem competitiva. "Uma RSL, é um meio de identificar, avaliar e interpretar todas as pesquisas disponíveis relevantes a uma determinada questão de pesquisa, ou área de um tópico, ou fenômeno de interesse. A condução de uma revisão sistemática exige um método explícito, planejado, responsável e justificável, com o propósito de ser realizada isenta de viés e tendência.
Destaca-se o número de publicações nos últimos 5 anos acerca da sustentabilidade como vantagem competitiva. A pesquisa aponta como principais evidências, são as seguintes dimensões: confiança e apoio de todas as partes interessadas, aumento dos lucros, inovações tecnológicas, melhora a colaboração com parceiros-fornecedores e a capacidade de inovação de produtos e uso mais eficiente de energias e recursos tecnológicos. Em resumo, a vantagem competitiva pode ser derivada das necessidades de decisões relacionadas ao propósito de sustentabilidade da empresa.
Dentre as vantagens mais citadas na bibliografia analisada foram identificadas aumento dos lucros, confiança e apoio de todas as partes interessadas e aumento da competitividade para empresas no estágio de maturidade. Esse trabalho também conclui que a sustentabilidade depende do equilíbrio de dimensões que devem estar interligadas, entre elas destacamos as inovações tecnológicas e capacidade de inovação de produtos, a colaboração com parceiros-fornecedores e o uso mais eficiente de energias e recursos tecnológicos, o desempenho desses fatores impactantes nos resultados almejados pela empresa.
ENGERT, A.; MUMFORD, A. D., TOYE, A. M. The European Hematology Association Roadmap For European Hematology Research: a consensus document. Haematologica, v. 101, n.2, p. 115-208, 2016. LEANIZ, G. de; MARTINEZ, P.; BOSQUE, I. R. del. Relational Capital: The Role of Sustainability in Developing Corporate Reputation. Intangible Capital, v. 9, n. 1, p. 2013. PORTER, M. E. Vantagem competitiva. 12. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.