Resumo

Título do Artigo

MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO DE CADEIAS DE SUPRIMENTOS EM TRÊS DIMENSÕES: EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E ECOLOGIA
Abrir Arquivo

Tema

Indicadores e modelos de mensuração da sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Luiz Eduardo Simão
Universidade do Vale do Itajaí - Responsável pela submissão

Reumo

apesar da importância da mensuração de desempenho para o projeto e gestão de cadeias de suprimentos e do desenvolvimento e progresso que se tem alcançado nos últimos anos, os modelos para mensuração do desempenho de cadeias de suprimentos existentes continuam focando apenas em algumas etapas específicas dos processos e usando custos e no serviço ao cliente para medir o seu desempenho, apesar de as organizações estarem sobre intensa pressão para gerenciar suas cadeias de suprimentos de maneira mais correta com relação ao aspecto ambiental.
O problema de pesquisa a ser respondido nessa pesquisa é: como medir o desempenho de uma cadeia de suprimentos de forma integrada, incluindo o seu aspecto ecológico? Para responder ao problema de pesquisa, o objetivo deste artigo é apresentar o modelo triplo E para medir o desempenho de cadeias de suprimentos a partir de três dimensões - eficiência, eficácia e ecologia, de forma simultânea, usando a abordagem de simulação de eventos discretos.
Correspondendo às diferentes estruturas e processos da cadeias de suprimentos e dos seus métodos de classificação, variados tipos de modelos e medidas de desempenho foram propostos na literatura (EPSTEIN e WISNER, 2001; VDI, 2002; GUNASEKARAN et. al, 2004; ARNDT, 2010; WISNER et. al, 2011; SCOR, 2012; MISHRA et. al., 2018). Contudo, de forma geral, os sistemas de mensuração do desempenho de cadeias de suprimentos podem ser classificados baseados em três abordagens: (1) perspectivas; (2) processos; e (3) hierarquia (BALFAQIH et al., 2016).
A metodologia de pesquisa utilizada foi dividida em duas partes: (1) revisão bibliográfica; e (2) modelagem de simulação. Na primeira parte foram identificados 307 trabalhos acadêmicos que cobrem a área de medição de desempenho nas cadeias de suprimentos. Após a sua classificação, foram analisado 71 artigos. A revisão de literatura foi limitada a artigos acadêmicos revisados por pares e inclui artigos publicados no período de 1990 até 2018. Como a abordagem metodológica está baseada também em simulação, foi utilizado o software de simulação ARENA.
Com relação à eficacia da cadeia de suprimentos analisada, os resultados da simulação mostram que desempenho apresenta um alto nível de serviço (fill rate). Os resultados da simulação mostraram também que o ciclo médio do pedido na cadeia é alto (116 dias). Os resultados mostram que existe um alto nível de estoque em todos os estágios da cadeia de suprimentos de estoque na cadeia de 60.277 unidades. Finalmente, com relação ao desempenho ecológico do processo de transporte para a cadeia de suprimentos analisada verificou-se que em sua configuração atual de 202 tonelas de CO2 com transporte.
Considerando a lacuna existente na literatura, o modelo triplo E proposto, permitiu a análise quantitativa do desempenho considerando de forma simultânea, medidas de desempenho relacionados ao custo de estoque, aos prazos de entrega dos pedidos dos clientes e também à emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera de forma simultânea. Conclui-se que o modelo de medição e avaliação triplo E para cadeias de suprimentos de alto desempenho permite a otimização do balanceamento entre os custos de estoque, o prazo de entrega e o nível de emissões de CO2 de forma simultânea.
Balfaqiha,H.;Nopiaha, Z.M; Saibania,N.; Al-Noryb, M.T. Performance measures and metrics in logistics and supply chain management: a review of recent literature (1995–2004) for research and applications. EPLCA - European Platform on Life Cycle Assessment, 2018. Acessado em 10/08/2018. Disponível em: http://lcdn.thinkstep.com/Node/datasetdetail/process.xhtml?uuid=b444f4d1-3393-11dd-bd11-0800200c9a66&version=09.00.000&stock=Free_Gabi_data Gunasekaran, A.; patel, B. C. McGaugheyc, R.E. 2004. A framework for supply chain performance measurement. International Journal of Production Economics (87).