Resumo

Título do Artigo

Sociedade de consumo e obsolescência programada: ascensão da sociedade de risco no Brasil no trato de descartes eletrônicos
Abrir Arquivo

Tema

Estudos organizacionais em sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Alexandre Trevizan Borges
Universidade Estadual de Londrina - UEL - Universidade estadual de Londrina Responsável pela submissão

Reumo

A sociedade de consumo ao longo dos anos promove a busca por adquirir itens desnecessários, mas se fazem úteis e vendáveis com as propostas do mercado de consumo. A estratégia da obsolescência programada passa a ter papel importante junto às indústrias que buscam através de novas tecnologias a promoção novos bens, gerando descartes de objetos tidos como obsoletos os quais, em muitos casos são lançados em lixões.
O presente artigo tem a preocupação com a questão do consumo excessivo da sociedade atual. Trazendo os seguintes questionamentos: Como se manifesta a preocupação da sociedade com os descartes de produtos eletrônicos? Ou ainda, existe, por parte da mesma sociedade, a preocupação com a natureza, já que está é impactada diretamente pelas indústrias que procuram atender uma demanda de consumo de forma desenfreada?
Visando minimizar os impactos promovidos pelos descartes, a própria sociedade promove leis que visam assegurar o correto manuseio dos detritos provenientes da substituição dos produtos ultrapassados pelos de “última geração”, como as propagandas exploram. É perceptível a necessidade de orientar a sociedade quanto ao consumismo a fim provocar uma reflexão mais aprofundada, na esperança que soluções partam dos capitalistas, e estes promovam junto à indústria uma revolução quanto aos processos fabris propiciando menores impactos acerca da natureza.
Ensaio Teórico.
Desta forma, este artigo busca promover a reflexão quanto a situações que ocorrem no Brasil quanto a tratativa de seus descartes eletrônicos. A sociedade em que estamos inseridos devem ter uma maior consciência no consumo, pois estão prejudicando cada vez mais o meio ambiente. É importante levar em consideração a sociedade de risco para analisarmos o atual momento que a sociedade está vivendo.
É necessário que os indivíduos repensem suas atitudes em relação ao consumo excessivo para que não prejudique o meio ambiente. Há uma importância de voltar a atenção para um consumo consciente e que não haja um consumo de produtos que não tem necessidade, que somente é adquirido para manter o status nos grupos que as pessoas estão inseridas.
BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2005. BAUMAN, Z. Vida para o Consumo: a transformação de pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2008. BECK, U. Sociedade do Risco: Rumo a uma outra Modernidade. São Paulo: Editora 34, 2010. CARVALHO, C. R. S. A sociedade de risco e o descarte de computadores. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, v. 8, p. 264-275, 2013. SILVA, M. B. O. Obsolescência programada e Teoria do Decrescimento frente ao Desenvolvimento e ao Consumo. Veredas do Direito, v. 9, n. 17, p. 181-196, 2012.