Resumo

Título do Artigo

A ACEITAÇÃO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO AO SISTEMA PRODUTO-SERVIÇO (PSS) COMO MODELO DE CONSUMO SUSTENTÁVEL
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Tema

Sustentabilidade e políticas públicas para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Jeferson Linzmaier
Universidade do Estado de Santa Catarina - Responsável pela submissão
2 - Fernanda Hansch Beuren
Universidade do Estado de Santa Catarina - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
3 - Delcio Pereira
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
4 - ALEXANDRE BORGES FAGUNDES
Universidade do Estado de Santa Catarina - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
5 - Moacyr Carlos Possan Junior
Universidade do Estado de Santa Catarina -

Reumo

O crescimento na demanda e na exigência do mercado consumidor juntamente com a concorrência em ascensão enfrentada pelas empresas no desenvolvimento constante de novos produtos vêm ocasionando perigosos e irreversíveis problemas ambientais. Considerando-se a problemática do consumismo e produção de lixo, verifica-se a necessidade iminente da implantação de um sistema autossuficiente e principalmente sustentável. Sistema este que respeite a obtenção da matéria prima e que não gere resíduos, ou estes sendo gerados, que haja uma absorção contínua e programada ao sistema.
O objetivo desta pesquisa é analisar a aceitação do Sistema Produto-Serviço, com base em seu ciclo de vida, entre os consumidores, apresentando-o como um modelo alternativo de consumo sustentável. Para isso, a fundamentação teórica do PSS é analisada explorando seus principais benefícios e dificuldades com base no ciclo de vida do PSS a fim de desenvolver um questionário para verificar a aceitação dos consumidores a respeito do PSS.
O PSS busca, em sua essência, atender de forma completa a necessidade personalizada dos clientes. A quantidade de produto ou de serviço disposta no sistema escolhido em cada situação pode ser variável, mas sempre buscando satisfazer todos pré-requisitos destacados em cada cliente de forma individual, observando a diminuição substancial nos impactos ambientais e, assim, gerando o retorno econômico para o fornecedor. A análise para inserção de um PSS considera todo seu ciclo de vida, desde sua concepção até sua reinserção ao sistema, sendo realimentado.
A metodologia de pesquisa adotada neste estudo teve por base um levantamento teórico com abordagem exploratória nos fundamentos do PSS, da sustentabilidade e da percepção do consumidor. A partir da literatura efetuou-se a delimitação de construtos e formulação de levantamento a partir de survey, constituindo pesquisa quantitativa.
No processo de coleta dos dados deu-se um total de 312 respondentes situados na região do Planalto Norte Catarinense. A amostra definida pelo gênero destaca que em torno de 65% dos respondentes são do sexo masculino, sendo 35% do sexo feminino. A partir destes dados, foram efetuadas a análise descritiva, qual verifica cada variável dentro de uma grandez com suas devidas respostas e a análise de correlação, qual verifica a força de relação entre as grandezas.
Conseguiu-se obter duas análises distintas demonstrando de forma clara e objetiva que o conhecimento sobre o Sistema Produto-Serviço pelos consumidores pode ser considerado baixo e independente das variáveis do Ciclo de Vida do PSS. Entretanto, pode-se definir claramente que os consumidores aceitam e aprovam de forma consolidada as características assumidas nas variáveis do Ciclo de Vida do PSS, porém não possuem conhecimento ou não tiveram a apresentação ideal interligando e associando seu conhecimento com as proposições aprovadas do conceito como um todo.
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