Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DO MODELO GRID DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL EM UM HOTEL
Abrir Arquivo

Tema

Indicadores e modelos de mensuração da sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Maria Luiza Farias Diniz
Universidade Federal da Paraíba - Responsável pela submissão
2 - Pâmela Sales Mendes
Universidade Federal da Paraíba - Universidade federal da Paraíba
3 - Aldo Leonardo Cunha Callado
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS -

Reumo

A sustentabilidade empresarial representa o conjunto de ações desenvolvidas pelas organizações que buscam integrar aspectos ambientais, econômicos e sociais. A preocupação em preservar o meio ambiente para que no futuro as próximas gerações não sofram com a escassez de recursos e a degradação ambiental, são reflexos de uma economia que busca fontes sustentáveis para o desenvolvimento de seus processos produtivos, visando o seu sucesso financeiro e observando todos ao seu redor. A sustentabilidade empresarial versa sobre o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável.
Qual a posição do hotel no Grid de sustentabilidade empresarial? Com o objetivo de aplicar o modelo de mensuração da sustentabilidade empresarial, o Grid de Sustentabilidade Empresarial (GSE) em um hotel que indica em seu sítio institucional, desenvolver ações voltadas à sustentabilidade. Destaca-se que para o crescimento do setor hoteleiro, a preocupação com o bem-estar dos hóspedes juntamente com o meio ambiente pode ser um diferencial interessante para despertar a atenção dos seus clientes e demonstrar sua preocupação com o ambiente em que está instalado.
A sustentabilidade empresarial procura harmonizar as empresas com o crescimento econômico, com o meio ambiente que fornece os recursos naturais utilizados e também com a sociedade. Para que esse objetivo seja alcançado é necessário que as empresas adotem em seu processo produtivo políticas sustentáveis. A sustentabilidade econômica pode ser obtida a partir de um gerenciamento empresarial lucrativo. A ambiental, a partir de ações voltadas para a manutenção de ecossistemas vivos e com diversidade. E a social, ao estimular a educação, cultura, lazer e justiça social à comunidade.
A presente pesquisa se classifica como exploratória e descritiva. Adotou-se a estratégia de Estudo de Caso. A abordagem apresenta-se como qualitativa. A coleta de dados utilizou-se da observação participante, onde foram destacadas anteriormente algumas práticas sustentáveis utilizadas pela organização e observadas nos momentos das entrevistas e visita. Foi aplicado um questionário estruturado, realizadas entrevistas com gestor responsável por práticas sustentáveis e com o profissional da contabilidade e visita técnica. Relacionando os indicadores do modelo aplicado.
O hotel desenvolve diversas ações voltadas para a sustentabilidade (como indica em seu sitio institucional). Possui alguns prêmios na área sustentável e utilizam de programas que envolve a sociedade e o meio ambiente. O que confirma os resultados obtidos nas 3 (três) dimensões analisadas pelo modelo Grid de Sustentabilidade Empresarial, onde o hotel analisado obteve desempenho satisfatório em todas as dimensões (ambiental, econômica e social). Confirmando de acordo com essa análise que o hotel possui uma Sustentabilidade Empresarial Satisfatória, ou seja, o maior posicionamento do modelo.
O resultado da sustentabilidade empresarial obtido para esta análise indica que a organização tem resultado satisfatório em todas as três dimensões analisadas. Pelo resultado obtido, o hotel possui um bom desempenho econômico, uma boa interação social e está comprometido com questões ambientais. Ocupando o maior posicionamento do Grid, correspondente a posição VIII, essa alcançada por meio da utilização e adesão às práticas sustentáveis, preocupação com o meio ambiente, com a sociedade, indicando a grande maioria dos resultados positivos nos indicadores analisados.
CALLADO, A. L. C. Modelo de mensuração de sustentabilidade empresarial: uma aplicação em vinícolas localizadas na Serra Gaúcha. 2010. 2016 f. Tese (Pós-Graduação em Agronegócios) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2018. NASCIMENTO, E. P. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 26, n.74, p. 51-64, 2012. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2018.