Resumo

Título do Artigo

ABORDAGEM MULTINÍVEL PARA AVALIAR A ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS CLIMÁTICAS EM EMPRESAS DE ENERGIA ELÉTRICA
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Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ana Rita Pinheiro de Freitas
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará Responsável pela submissão
2 - Mônica Cavalcanti Sá de Abreu
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará
3 - Larissa Pontes Colares
Universidade Federal do Ceará - UFC -

Reumo

A adoção de estratégias climáticas que visam a diminuição de emissões de gases de efeito estufa (GEE) por partes das empresas possui um nível alto de complexidade devido as múltiplas variáveis que afetam esta decisão e referem-se desde a questões individuais dos gestores envolvidos neste propósito, tais como nível de conhecimento acerca do tema e visão de longo prazo, quanto a questões internas inerentes a empresa, como capacidades financeiras e tecnológicas, e questões externas, como pressão dos stakeholders e ambiente regulatório.
Este artigo propõe como questão de pesquisa: Até que ponto a abordagem multinível pode moldar a adoção de estratégias climáticas em empresas do setor de energia elétrico brasileiro? Para tanto, o presente artigo tem como objetivo utilizar uma abordagem multinível para avaliar a adoção de estratégias relacionadas às mudanças climáticas em empresa do setor elétrico brasileiro.
A pesquisa visa analisar a adoção de estratégias climáticas a partir de uma abordagem multinível que analisa os fatores individuais, organizacionais e institucionais conforme Slawinski et al. (2017) e Paul, Lang e Baumgartner (2017). Hoffman et al. (2006) definem estratégias climáticas como o conjunto de metas e planos de aplicação dentro de uma corporação que se destina a reduzir as emissões de gases de efeito estufa ou visa responder a mudanças relacionadas com o clima nos mercados, nas políticas públicas ou no mundo físico.
A pesquisa possui natureza qualitativa e descritiva. Foram realizadas entrevistas em profundidade com gestores que possuem funções estratégicas em relação a questão ambiental em uma empresa de grande porte do setor elétrico no Brasil, totalizando 8 horas e 21 minutos de áudios gravados e transcritos. Foi realizada ainda uma análise documental a partir do relatório de sustentabilidade da empresa do ano de 2016. Para a análise das entrevistas transcritas e do documental obtido, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo.
A visão de curto prazo e a incerteza em relação à questão das mudanças climáticas são fatores que levam os funcionários a ficarem acomodados. Nos fatores organizacionais, foi verificada pressão da matriz internacional através de diretrizes gerais para o desenho das estratégias climáticas e uma cultura de disseminação da sustentabilidade através do Programa Sustentabilidade em Rede. Em relação aos fatores institucionais, foi percebido que estes são os principais influenciadores na adoção de estratégias climáticas no setor elétrico brasileiro, principalmente no que diz respeito a políticas.
O estudo do caso contribuiu para analisar a possibilidade da aplicabilidade da abordagem multinível para avaliar a adoção de estratégias climáticas no setor de elétrico brasileiro. Embora a aplicação de tal metodologia tenha a limitação de não permitir generalizações, é um importante instrumento para analisar contextos complexos e entendimento do fenômeno.
SLAWINSKI, Natalie; PINKSE, Jonatan; BUSCH, Timo; BANERJEE, Subhabrata Bobby. The Role of Short-Termism and Uncertainty Avoidance in Organizational Inaction on Climate Change:A Multi-Level Framework. Business & Society, v. 56(2), p. 253–282, 2017 PAUL, A., LANG, J. W.B., BAUMGARTNER, R. J., A multilevel approach for assessing business strategies on climate change, Journal of Cleaner Production, v. 160, p. 50-70, 2017. HOFFMAN, A. J. et al. Getting ahead of the curve: Corporate Strategies That Address Climate Change. Michigan: Pew Center on Global Climate Change, 2006.