Resumo

Título do Artigo

UM ESTUDO ACERCA DA VALORIZAÇÃO NOS PRODUTOS AGREGADA PELAS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS ADOTADAS PELAS LAVANDERIAS NA PERCEPÇÃO DOS CLIENTES
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Tema

Marketing e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - FELIPE FERREIRA DA SILVA
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - Responsável pela submissão
2 - RAFAELA FERREIRA DA COSTA
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3 - LAVOISIENE RODRIGUES DE LIMA
Unifavip - Centro Universitário do Vale do Ipojuca - Unifavip/Wyden
4 - ALDEMAR DE ARAÚJO SANTOS
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Reumo

Um segmento que vem em constante crescimento é o setor de confecções têxteis, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Industria Têxtil - ABIT (2017), o segmento acumulou neste ano um faturamento de R$ 144 bilhões de reais. Em Pernambuco sabe-se que o setor de confecções têxteis é um dos responsáveis por fomentar a economia regional, e que o processo produtivo do jeans necessita de uma lavanderia para o acabamento. Contudo as lavanderias têxteis geram significativos problemas ambientais, como resíduos líquidos, atmosféricos e sólidos. Sendo assim, torna-se indispensável a sustentabilidade.
Por estarem inseridas em um mercado competitivo as empresas de jeans buscam agregar valor a seus produtos, contudo sabem que necessitam da utilização de lavanderias, as quais geralmente tem processos que agridem o meio ambiente. Assim formulou-se o seguinte problema: Qual a valorização nos produtos é agregada pelas práticas sustentáveis adotadas pelas lavanderias na percepção dos clientes? Portanto, este artigo tem como objetivo geral verificar na percepção dos clientes se existem valorização nos seus produtos com a adoção de práticas sustentáveis nas lavanderias utilizadas pelos mesmos.
É sabido que algumas atividades estão mais propícias à ocorrência de degradação do meio ambiente. Sem dúvida pode-se dizer que o setor de lavanderias está entre estas atividades. Como citou Resende (2012, p. 14): uma lavanderia de jeans, por exemplo, consome de 50 mil a 300 mil litros de água em 30 dias. Neste sentido cada vez mais os consumidores estão atinados a prezar por produtos sustentáveis. Volsky, Ozanne e Fontenot (1999) os consumidores ecológicos são aqueles que se sentem motivados a comprar produtos ecológicos, mesmo com preço mais elevado, em comparação com produtos semelhantes.
Quanto aos fins, a pesquisa foi descritiva e exploratória. Descritiva, porque tentou levantar percepções, expectativas e atitudes dos clientes das lavanderias industriais têxteis do Agreste Pernambucano acerca da questão sustentabilidade. Para coleta dos dados da pesquisa inicialmente foram selecionadas duas lavanderias de cidades distintas, Surubim/PE e Toritama/PE. Após definição das lavanderias, foram selecionados 50 clientes, utilizando o critério de maiores consumidores dos serviços das lavanderias e por exigirem uma qualidade maior no produto final.
Todos os clientes entrevistados alegaram conhecimento acerca dos problemas ambientais causados pelas lavanderias, e apontaram a poluição das águas como o maior problema, devido aos produtos químicos no processo de lavagem e em seguida essa água é jogada diretamente no rio. Também foi questionado se o entrevistado estaria disposto a pagar um pouco mais pelo serviço ao saber que a lavanderia é sustentável e 46% mostraram-se mais conscientes, 34% indecisos e 20% dos entrevistados relataram que não pagariam mais.
Conclui-se que os clientes ao escolher uma lavanderia com processos sustentáveis ou ecológicos não visualizam agregação de valor ao seu produto final, assim como não refletiria positivamente em seu fluxo de venda. Contudo, 46% dos clientes disseram que estariam dispostos em pagar mais por serviços de alguma lavanderia de práticas sustentáveis. Como sugestão de trabalho pode-se verificar o real custo que os confeccionistas do polo de confecção teria que desembolsar para que fossem utilizado serviços de lavanderias que adotam praticas sustentáveis em seus processos produtivos.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO (ABIT). Fechamento do Setor Têxtil em 2017. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. de 2018, 18:05:45 BARBIERI, José Carlos. Gestão Ambiental Empresarial. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2011. CALLADO, A.L.C. A importância da gestão dos custos ambientais. Disponível em: . Acesso em: 04 jun. 2014, 15:15:32.