Resumo

Título do Artigo

HOTELARIA SUSTENTÁVEL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Renata Maria Galli
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) -
2 - Nelson Oliveira Stefanelli
- Fundação Hermínio Ometo - FHO - Uniararas
3 - Bruno Garcia de Oliveira
Universidade Federal de Goiás - Responsável pela submissão
4 - Luciana Oranges Cezarino
Universidade Federal de Uberlândia - Universidade Federal de Uberlândia
5 - Lara Bartocci Liboni
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) - FEA-RP

Reumo

A sustentabilidade entra como uma grande aliada na inovação dos empreendimentos hoteleiros, visto que empreendimentos que se importam em administrar os impactos causados por suas atividades, produtos e serviços, e, além disso, apresentam a ustentabilidade vinculada a sua essência e atuação, têm alcançado avanços consideráveis no que tange a visibilidade e retornos financeiros positivos (DALLAS, 2014).
Tendo em vista a importância da sustentabilidade no mundo dos negócios e a necessidade de se entender melhor como ela está inserida no setor hoteleiro, a pergunta principal que essa pesquisa busca responder é: “Como são as práticas de sustentabilidade dos hotéis sustentáveis no Brasil?”
O referencial conceitual desenvolvimento sustentável, hotelaria e relaciona hotelaria sustentável ao Triple Bottom Line.
O artigo realiza um estudo de caso múltiplo em três hotéis do interior do Estado de São Paulo e listados em site especializado em Eco-hospedagem. O protocolo do estudo de caso é descrito com base no trabalho de Yin (2015). Os dados obtidos foram analisados por meio de Análise de Conteúdo.
Percebe-se que os três hotéis estudados englobam as definições do tripé da sustentabilidade em suas práticas, buscando executar ações dos três pilares básicos da sustentabilidade: ambiental, social e econômico, definidos por Elkington (1997). Muitas das ações são bastante parecidas e se mostram como uma espécie de padrão da hotelaria sustentável, outras muitas vezes não são prioridades e acabam sendo vistas como desnecessárias pelos gestores. Porém todas as ações que um hotel toma são influenciadas pela teoria do stakeholders,
Aponta-se o avanço das práticas de sustentabilidade no setor de hotelaria brasileiro. Identifica-se também como desafiador identificar formas de se estimular o setor hoteleiro ao tripé da sustentabilidade. pois apesar de muitos hotéis já desenvolverem diversas práticas sustentáveis no Brasil, o setor hoteleiro tem um longo trajeto pela frente até que uma parte considerável de hotéis encarem a sustentabilidade com mais prioridade e incorporem as ações sustentáveis a suas políticas e práticas.
DALLAS, Nick. Como tornar sua empresa ecologicamente responsável: 24 lições para superar os desafios do aquecimento global. Sextante, 2014. ELKINGTON, John. Cannibals with forks. The triple bottom line of 21st century, p. 73, 1997.