Resumo

Título do Artigo

Relato Integrado: motivos para as Instituições de Ensino Superior incluírem o tema em seus currículos
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Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Davi Navarro Ciasca
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado FECAP - Responsável pela submissão
2 - FLAVIA KAO NABESHIMA
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) -
3 - Alexandre Sanches Garcia
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Reumo

Na Conferência das Nações Unidas realizada no Rio de Janeiro em 1992, conhecida como Eco-92, o Ministério da Educação (MEC) organizou um workshop para discutir a educação ambiental no ensino superior, no qual foi emitida a Carta Brasileira para a Educação, na qual recomenda a definição de metas para implantar a educação ambiental no ensino superior. Vinte anos depois, na Rio+20, foi estabelecido um marco fundamental para o desenvolvimento, implantação e divulgação da sustentabilidade, agora para as empresas. O documento final, em 2012, apoia a adoção dos relatos integrados pelas empresas.
Será que as Instituições de Ensino Superior (IES) estão preparando seus alunos para as necessidades empresariais ligadas às questões de sustentabilidade, como o processo para elaboração do Relato Integrado? O objetivo desse trabalho é apresentar o atual estágio tanto da produção acadêmica brasileira acerca do tema, como da elaboração de Relatos Integrados pelas empresas brasileiras, visando alertar as IES para a incorporação de tal assunto nos currículos dos cursos de Administração e Contabilidade.
O artigo está fundamentado com abordagem sobre os Princípios para a Educação Empresarial Responsável (PRME), a concepção do Relato Integrado como também a introdução do relato integrado no formulário de referência.
Pesquisa bibliográfica e documental com levantamento dos estudos acadêmicos e investigação se as empresas divulgaram o Relato Integrado. A base de dados foi composta pelo uso de palavras-chave “relato integrado”, “integrated report” e “integrated reporting” nos periódicos acadêmicos nacionais e anais dos congressos de administração, contabilidade e de sustentabilidade (2010 2017), como também, o levantamento dos formulários de referência (2017) para identificar as empresas que utilizam o modelo do Relato Integrado.
Apresentados em duas seções, sendo a primeira com os resultados obtidos a partir dos artigos publicados em periódicos acadêmicos e anais dos congressos, e na segunda seção com os resultados obtidos da análise da resposta das empresas que informaram em seu formulário de referência se elaboram ou não o Relato Integrado.
O assunto ainda recente e pouco explorado tanto nas pesquisas acadêmicas como na implementação pelas empresas. Há necessidade em avançar na construção de conhecimento sobre Relato Integrado. Incluir o tema nos currículos dos cursos de Administração e Contabilidade mostra-se como uma maneira de propiciar tal avanço, pois além de impactar os estudantes ao longo do ciclo de graduação, tem potencial para conscientizar os discentes sobre os impactos socioambientais causados tanto pela atividade empresarial como pela sociedade e despertar a visão crítica sobre o papel do administrador ou contador.
Foram utilizados 31 referências desde artigos nacionais do professores Nelson Carvalho e José R. Kassai, por meio da legislação sobre a educação ambiental no qual institui a Política Nacional de Educação Ambiental, diretrizes educacionais, Plano Nacional de Educação (PNE), Brasil-Princípios para Educação Executiva Responsável (PRME), e o uso de literatura internacional de autores como Stubbs, W., & Higgins, C., García-Sánchez, I.M., Rodríguez-Ariza, L., & Frías-Aceituno, J.V.