Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS RELATÓRIOS ANUAIS DE SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS INDUSTRIAIS PARTICIPANTES DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE DA B3
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Tema

Reporte e comunicação da sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Flávio Ribeiro
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2 - Ademir Clemente
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3 - NÚBBIA MENDONÇA OLIVEIRA
Universidade Federal do Paraná - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Responsável pela submissão
4 - Otávio Augusto de Paula da Silva
Universidade Federal do Paraná -

Reumo

A perspectiva dos shareholders (FRIEDMAN, 1970) e dos stakeholders (LEVITT, 1958; CARROLL, 1979; FREEMAN, 1984) são as duas teorias que fundamentam estudos sobre o papel das organizações na sociedade. A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) representa um instrumento estratégico e preponderante para a legitimação das práticas e políticas de gestão utilizadas pelas empresas perante a sociedade.Conforme Epstein (2003) a integração dos aspectos sociais e ambientais nas empresas, se dará quando os gestores encontrarem uma justificativa de negócios para o bom desempenho socioambiental.
Qual o conteúdo da divulgação ambiental das empresas industriais pertencentes ao Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)? O objetivo deste estudo é analisar o conteúdo da divulgação ambiental das empresas industriais participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial no período de 2009 a 2016, tomando como base a perspectiva da teoria dos stakeholders.
A abordagem envolveu a teoria dos stakeholders onde constitui-se no conjunto de abordagens éticas ou normativas que se destacam por motivos diversos, admitindo a importância dos stakeholders no desenvolvimento de qualquer entidade empresarial. Também encontra-se na Responsabilidade Social Corporativa (RSC), assim como a teoria dos stakeholders, vem pregando a preocupação e atenção das entidades empresariais relacionadas a questões sociais e ambientais (GARRIGA; MELÉ, 2004). Em ligação o Índice de Sustentabilidade Empresarial -ISE é o artefato em que se expõe algumas das demandas da sociedade.
Pesquisa descritiva com análise quali-quantitativa de dados secundários. A amostra da pesquisa restringiu-se às organizações industriais que pertencem ao ISE no período de 2009 a 2016. A amostra final foi definida por 5 empresas, que apresentaram o Relatório Anual de Sustentabilidade para todos os anos no período. Os relatórios passaram por análise de texto, pela sistematização do conteúdo e da qual resultou um inventário das palavras relacionadas ao conceito de sustentabilidade. A análise de conteúdo segue, em linhas gerais, a metodologia originalmente proposta por Bardin (1977).
A evocação dos conceitos relacionados à divulgação ambiental nos relatórios não encontraram diferenças significativas diante do fato de as empresas atuarem em ramos distintos. O conteúdo publicado, relativo à sustentabilidade apresentado pelas empresas são altamente correlacionados e vale dizer, que de forma muito semelhante e não apresentando diferenças significativas, sendo estes referente a análise da matriz de componentes principais e do teste qui-quadrado. Quanto aos escores é percebido os efeitos das operações sobre o meio ambiente e forma de comunicar aos interessados.
Os resultados indicam que as empresas analisadas possuem grandes semelhanças no que diz respeito ao conteúdo divulgado nos Relatórios Anuais de Sustentabilidade. Tais semelhanças ocorrem a despeito de as empresas atuarem em segmentos industriais distintos (petroquímica, alimentícia, madeireira, papel e celulose e produtos de uso pessoal) e advêm, provavelmente, de uma percepção homogênea quanto aos segmentos interessados na informação, os quais seriam em número reduzido.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977. FREEMAN, R. E. Strategic management: A stakeholder approach. Boston, MA: Pitman, 1984. FRIEDMAN, Milton. The social responsibility of business is to increase its profits. The New York Times Magazine. New York: September 13, 1970. GARRIGA, E. MELÉ, D. Corporate social responsibility theories: mapping the territory. Journal of Business Ethics, v. 53, n.1-2, pp. 51-71, august, 2004. LEVITT, T. The dangers of social responsibility. Harvard Business Review. p. 41-50, 1958.