Resumo

Título do Artigo

EXISTE RELAÇÃO ENTRE A POLÍTICA AMBIENTAL E PROJETOS DE EXTENSÃO? UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo

Tema

Sustentabilidade e políticas públicas para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Natalia Carolini Basso
Universidade Estadual de Maringá -
2 - Kelli Juliane Favato
Universidade Estadual de Maringá - universidade estadual de londrina Responsável pela submissão
3 - Marguit Neumann
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Universidade Estadual de Maringá

Reumo

Afinal, qual o limite do crescimento? A indagação marca espaço nos debates de meio ambiente. As Universidades são responsáveis pela incorporação de valores e práticas socioambientais, tanto nos cursos e disciplinas quanto na administração de suas estruturas físicas. Estabelecem e fixam, por meio de políticas ambientais, princípios de ação pertinentes à sua postura em relação ao meio ambiente. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) em vista a assumir o comprometimento, criou diretrizes de Política Ambiental estabelecendo a importância dos projetos de extensão para disseminação das diretrizes.
Existe relação entre a política ambiental da UEM e as iniciativas dos projetos de extensão da instituição? Desse modo, o objetivo da pesquisa é investigar a relação entre a política ambiental da UEM e as iniciativas dos projetos de extensão da mesma por meio do levantamento dos projetos e resultados alcançados desde a criação de sua política ambiental em 2013.
O Panorama de Políticas Ambientais e Projetos de Extensão no Ensino evidencia que as Universidades brasileiras têm caminhado para o comprometimento com diante a instauração de Políticas Ambientais, tais práticas contribuem para formação de cidadãos mais responsáveis além de proporcionando-lhes conhecimentos técnicos e científicos em contribuir para recuperar, proteger e melhorar o meio ambiente e a qualidade de vida de todos os seres vivos.
Estudo de caso com pesquisa documental, buscando a relação entre a política ambiental da UEM e as iniciativas dos projetos de extensão da instituição, assim como, a pesquisa documental a partir da legislação vigente da própria UEM. Os dados para estudo foram coletados por meio da observação e coleta de documentos, projetos e legislação da própria UEM. A análise dos resultados foi baseada na análise documental, e na lei vigente da instituição, comparando os dados com os projetos de extensão, podendo propor melhorias em sua legislação.
A UEM conta com 25 Projetos de Extensão na área Ambiental segundo busca realizada por meio do Sistema de Gestão de Projetos de Extensão. Do total de projetos, dois se enquadram na relação entre Projeto de Extensão e Política Ambiental da Universidade. As atividades estão relacionas a facilitar a limpeza, preservação e reciclagem de materiais, evitando gastos desnecessários, racionalizando o consumo de água e energia. Além de ações com palestras informativas para escolas públicas de Maringá e formação de grupos de estudos. Contudo, os projetos não estão em andamento.
Os Projetos tiveram participação para a criação da Política Ambiental. Contribui-se para a discussão sobre o tema ao apontar relação existente entre ambos, mas infere que a maioria dos projetos encontrados não apresentam acompanhamento institucional do órgão responsável pela Política Ambiental. Há um paradoxo considerando que as diretrizes da Política Ambiental estabelecem a necessidade de vínculo com os projetos de extensão, mas eles ocorram apenas em 2 projetos e atualmente estão desativados. Os projetos de extensão podem impulsionar a disseminação da Política Ambiental.
PROAÇÃO UEM. Disponível em: . Acesso em 08 de março de 2017. RESOLUÇÃO Nº 020/2013 COU. Disponível em: . Acesso em 08 de março de 2017. RESOLUÇÃO Nº 020/2013 COU. Disponível em: . Acesso em 08 de março de 2017.