Resumo

Título do Artigo

Pilares da Diversidade e Inclusão em uma multinacional
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Tema

Gestão de pessoas e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Juliana Tavares Silva
Faculdade FIA de Administração e Negócios - Responsável pela submissão
2 - Ivete Rodrigues
Faculdade FIA de Administração e Negócios - Universidade de São Paulo
3 - Gleriani Torres Carbone Ferreira
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) -

Reumo

A diversidade amplia os horizontes e apresenta novas possibilidades. As corporações que estão à frente com suas iniciativas de diversidade e inclusão notaram aumento de produtividade e flexibilidade gerados pela colaboração e sinergia da equipe composta por diferentes pessoas. Os ODS possuem entre seus temas o respeito às diversidades. Ao assumir o compromisso de inserir a diversidade na cultura da empresa, comumente cabe à área de gestão de pessoas o desafio de implementar o programa, promover ações de inclusão e apoio no crescimento e desenvolvimento desses profissionais.
O presente estudo busca responder à pergunta de pesquisa: como a unidade brasileira de uma empresa multinacional desenvolveu e implementou um programa de diversidade e inclusão? O objetivo principal é entender o programa foi instituído tendo como objetivos específicos: • Mapear as fases do programa no que tange sua efetivação e pilares de atuação; • Analisar a opinião de colaboradores a respeito do programa de inclusão e diversidade adotado pela empresa; • Verificar como o programa contribui para o alcance dos ODS que possuem metas relacionadas com inclusão e diversidade.
Os pressupostos teóricos que orientam esse trabalho têm início com a contextualização do surgimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a apresentação daqueles que são efetivamente expostos neste estudo (5 e 8) como consequências do programa de diversidade e inclusão. Em seguida abordam-se conceitos e estudos a sobre a diversidade e suas tipologias, trabalhando os temas de gênero, pessoas com deficiência, identidade de gênero e orientação sexual, gerações e raças e etnias. Além disso, são contempladas formas de gestão da diversidade no âmbito empresarial.
Optou-se pelo estudo de caso, permitindo aprofundamento e familiaridade com o tema. A coleta de dados foi realizada com o uso de dois questionários e dois roteiros semiestruturados nas entrevistas a 11 indivíduos-chave que compuseram dois grupos de colaboradores. Assim, caracterizou-se uma amostra intencional, tendo a aplicação de um processo de triangulação para validar os resultados apurados, possibilitando analisar evidências no discurso dos entrevistados a fim de avaliar pontos de vista, convergências ou não sobre o tema.
O estudo de caso apresenta como a unidade brasileira de uma empresa multinacional realizou o desenvolvimento e implementação de um programa de diversidade e inclusão. São apresentadas maneiras de gerir a diversidade por meio da estratégia do programa, ações da área de gestão de pessoas, criação de pilares de diversidade e depoimentos de 11 entrevistados-chave, divididos em dois grupos sendo o primeiro composto pela coordenadora e representantes dos pilares e o segundo formado por beneficiários do programa. Além disso, o estudo possibilitou a obtenção de cinco lições relacionadas ao tema.
Conheceu-se a estratégia da empresa por meio do Comitê de Diversidade. Verificou-se a atuação da área de gestão de pessoas durante as fases do programa e na sensibilização e educação acerca do tema. Conclui-se que os ODS 5 e 8 estão presentes no posicionamento da empresa, no programa e discurso dos entrevistados. Por meio dos relatos dos colaboradores beneficiados concluiu-se que o programa tem avançado na conscientização e educação. Entretanto, verificou-se a necessidade de novas ações para superar a falta de representatividade de alguns grupos e o desenvolvimento de infraestrutura adequada.
ANCA, C; ARAGÓN, S. The 3 Types of Diversity That Shape Our Identities. Harvard Business Review Digital Articles, Boston, p. 2-5, maio 2018. FLEURY, M. Gerenciando a Diversidade Cultural: Experiências de Empresas Brasileiras. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 18-25, jul./set. 2000. SCHRAMADE, W. Investing in the UN Sustainable Development Goals: Opportunities for Companies and Investors. Journal of Applied Corporate Finance, [S.l], v. 29, n. 2, p. 87-99. Spring2017.