Resumo

Título do Artigo

DIVERSIDADE E INCLUSÃO: UM PROJETO DE PCD'S EM UMA MULTINACIONAL À LUZ DA AGENDA 2030 DA ONU
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de pessoas e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Beatriz Tavares Silva
Faculdade FIA de Administração e Negócios - Responsável pela submissão
2 - Ivete Rodrigues
Faculdade FIA de Administração e Negócios - Universidade de São Paulo
3 - Gleriani Torres Carbone Ferreira
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) -

Reumo

Por meio da iniciativa Agenda 2030 a ONU estabeleceu um plano de ação chamado ODS, com objetivos que também abordam a diversidade e inclusão de pessoas no âmbito empresarial. Os PCDs estão presentes nos ODS e no Brasil compõem 23,9% da população. A fim de elevar a diversidade e inclusão desse grupo, é importante o engajamento das empresas, observando a legislação e por meio de ações nos processos de recrutamento e desenvolvimento a área de gestão de pessoas apoia a companhia na gestão da diversidade.
Este estudo de caso tem como questão de pesquisa: Como atender às necessidades de diversidade e inclusão de PCDs em empresas, à luz dos ODS e da legislação brasileira? O objetivo geral é analisar práticas de gestão de pessoas voltadas à diversidade e inclusão de PCDs. Os objetivos específicos são: analisar a evolução do projeto de inclusão de PCD’s até os resultados alcançados; verificar as práticas voltadas aos PCD’s nas áreas de Recrutamento e Seleção e Desenvolvimento e verificar a percepção dos gestores e das PCDs sobre os resultados das ações voltadas ao desenvolvimento desse público.
Este capítulo apresenta os principais conceitos teóricos que embasam a análise do estudo de caso sobre inclusão e diversidade de PCDs na empresa Gama. Dessa forma são abordados: definições conceituais sobre diversidade e inclusão de minorias no mercado de trabalho, PCDs e tipologias; as iniciativas internacionais voltadas aos direitos humanos como Agenda 2030 e Pacto Global; a legislação brasileira; e, por fim, gestão de pessoas voltada à diversidade e inclusão.
O método utilizado é o estudo de caso a fim de proporcionar pesquisas em profundidade. Por meio de uma pesquisa qualitativa com a finalidade de triangulação foram realizadas entrevistas com roteiros semiestrurados contendo três questionários diferentes, o primeiro para profissionais com deficiência, o segundo para a gestora de Recrutamento e Seleção e o último para a líder do projeto. Portanto, o método de entrevista proporciona mais entendimento do assunto abordado, bem como a utilização das respostas para embasar a análise mediante a comparação das percepções dos entrevistados.
A empresa Gama, multinacional do setor da saúde em sua subsidiária brasileira, realizou por meio da área de Recrutamento e Seleção um projeto de diversidade e inclusão de PCDs. Ao iniciar o projeto foram selecionados um grupo de PCDs e seus gestores sendo verificada as percepções desses em relação as práticas de diversidade adotadas na empresa. A partir disso, foi realizado um trabalho de sensibilização dos gestores e análise das necessidades que resultaram em um desenho de um plano de desenvolvimento para os PCDs.
A análise percepções de PCDs e seus gestores permitiu mapear os perfis dos PCDs. Concluiu-se que a legislação possui relevância na entrada dos PCDs nas organizações. A área de gestão de pessoas apoiou ao longo das fases do projeto na comunicação, ações de sensibilização e estruturação do planejamento de desenvolvimento dos PCDs. Dessa forma, atingiu-se objetivos presentes no Pacto Global e ODS, em especial o 8 e 10, já que a empresa realiza ações além do cumprimento legal. Esse projeto proporcionou quebrar o paradigma do assistencialismo e promover o protagonismo desse público.
DUTRA, J. Gestão de pessoas – modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2ª ed., 2016. GARCIA, V. Pessoas com deficiência e o mercado de trabalho. Histórico e contexto contemporâneo. Tese de Doutorado. Instituto de Economia/Unicamp, Campinas, 2010. GOSWAMI, S; GOSWAMI, B. Exploring the Relationship between Workforce Diversity, Inclusion and Employee Engagement. Drishtikon: A Management Journal, New Delhi v. 9 Issue 1, 65-89. 25p, 2018. CHAKRAVORTI, B. How Companies Can Champion Sustainable Development. Harvard Business Review Digital Articles, Medford, p2-7. 6p. mar. 2017.