Resumo

Título do Artigo

VALUATION E O EFEITO DE REDE: estudo em pequena empresa do vale do rio Acará – Amazônia - Brasil
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Tema

Estudos da amazônia

Autores

Nome
1 - José Luiz Nunes Fernandes
Universidade Federal do Pará - Universidade Federal do Pará Responsável pela submissão
2 - Bárbara Ádria Oliveira Farias Fernandes
Universidade da Amazônia - UNAMA - Universidade da Amazônia- Unama
3 - José Wilson Nunes Fernandes
-
4 - Cyntia Meireles Martins
- Universidade da Amazônia-UNAMA

Reumo

Em decorrência da multiplicidade de modelos e fatores envolvidos nas modelagens empresariais, a avaliação de empresas ou valuation tornou-se ação desafiadora nas finanças empresariais. Embora desafiador, o processo de avaliação é necessário como norteador de inúmeras decisões, seja no momento de definir preço de transação da entidade econômica por meio de aquisição ou venda, ou em ações de planejamento, execução e controle. Copeland, Koller e Murrin (2002) salientam que as operações de fusão e aquisição desempenham papel importante na realocação de recursos na economia e na execução das estrat
Diante do contexto antes descrito, surge o seguinte problema norteador: Como avaliar o efeito de rede presente em pequena empresa localizada na vila de Quatro Bocas, município de Tomé Açu – Pará, Amazônia – Brasil? Consequentemente, o objetivo que permeia essa investigação é o de mensurar o efeito de rede presente em pequena empresa comercial varejista atuante no município de Tomé Açu – Vila de Quatro Bocas – estado do Pará, Amazônia – Brasil.
2.1 Valuation Para determinar o valor de uma empresa, analistas executam a avaliação ou valuation que Palepu, Healy e Bernard (2000) definiram como o processo de conversão de uma projeção em uma estimativa do valor de uma companhia ou de alguma parte desta. Todavia, avaliar empresa é atribuir o valor presente à massa patrimonial composta pela heterogeneidade de ativos, passivos e capital próprio. Costa, Costa e Alvim (2011) contribuem ao expressar que o processo de avaliação não deve basear-se em simples intuição, mas sim em conhecimento do mercado que se faz necessário para a projeção de preç
Por meio de raciocínio dedutivo, buscou-se identificar como se pode avaliar o efeito de rede presente na empresa localizada na vila de Quatro Bocas, município de Tomé Açu – Pará, Amazônia – Brasil. Por oportuno, Santos, Kienen e Castiñeira (2015) explicam que o raciocínio dedutivo parte de situações verdadeiras a serem confirmadas em realidades específicas, como resultado obtém-se uma forma lógica de particularizar uma premissa universal. A pesquisa tem natureza exploratória, pois intenciona mais informações sobre o efeito de rede não tecnológica presente na pequena empresa e esse caráter de p
As conexões e interações entre fornecedores, empresa e clientes possibilitadas pela empresa-alvo da pesquisa possibilita enquadrar conceitualmente como uma plataforma de negócios, assim sendo, e nos entendimentos de Alstyne, Parker e Choudary, (2016) uma plataforma fornece a infraestrutura e as regras para um mercado que reúne produtores e consumidores. Para ratificar o entendimento de que a empresa-alvo da pesquisa possui uma plataforma de negócios, resgata-se Magaldi e Salibi Neto (2018) quando afirmam que uma plataforma reúne um conjunto de negócios subordinados a uma estratégia que, ancora
A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de relatar e mensurar o efeito de rede presente em pequena empresa comercial atuante no município de Tomé Açu – Vila de Quatro Bocas – estado do Pará, Amazônia – Brasil. Nesse sentido, foi possível, com base no referencial teórico, depreender que os modelos tradicionais de mensuração tendo como base o Fluxo de Caixa Descontado ou o de Avaliação Patrimonial ainda não reconhecem o efeito de rede. Por outro lado, o efeito de rede é antecedido por uma plataforma de negócios e essa pode ou não estar alicerçada em tecnologia, desse modo, e na condição de pe
ALSTYNE, M.W.V.; PARKER, G.G.; CHOUDARY, S.P. Pipelines, platforms, and the new rules of strategy. Harvard Business Review, v. 94, n4, p.54-62. 2016. ASSAF NETO, A.; LIMA, F. G.; ARAUJO, A. M. P. de. Uma proposta metodológica para o cálculo do custo de capital no Brasil. Revista de Administração, São Paulo, v.43, n. 1, p. 72-83, mar. 2008. BECKSTROM, R. A new model for network valuation. National Cyber Security Center Research Paper, 2009. BRASIL. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/tome-acu/panorama. Acesso em: 18 de j