Resumo

Título do Artigo

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA DE FILTRAGEM EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA
Abrir Arquivo

Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Flávia Telis de Vilela Araújo
Universidade de Fortaleza - Responsável pela submissão
2 - Tiago Cavalcanti Lima
-
3 - Alana Firmeza Cochrane
-
4 - Ari Holanda Junior
Universidade de Fortaleza -

Reumo

Em função do cenário de escassez hídrica em regiões brasileiras, notadamente na Região Nordeste, e em particular no Ceará, analisar os processos que utilizam água e buscar alternativas para racionar a sua utilização, assim como adotar medidas que evitem desperdício e adotar práticas de reutilização é um tema em evidência. Neste contexto, trabalho analisa aspectos de viabilidade técnica e econômica para a implantação e operação de Estações de Tratamento de Rejeito Gerado (ETRGs), que se constituem de sistemas destinados ao reaproveitamento de águas de lavagens dos filtros de ETAs.
O trabalho analisa aspectos de viabilidade técnica e econômica para a implantação e operação de Estações de Tratamento de Rejeito Gerado (ETRGs), que se constituem de sistemas destinados ao reaproveitamento de águas de lavagens dos filtros de Estações de Tratamento de Água (ETAs). A CAGECE enfrenta dificuldades na captação de água para abastecimento da população, sendo importante a implantação de tecnologias sustentáveis, para garantir que a água captada tenha o melhor aproveitamento, eliminar o desperdício a partir dos sistemas de recirculação implantados nas ETAs.
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) opera, sob o regime de concessão firmada com a prefeitura de cada município, 154 Estações de Tratamento de Água no Estado do Ceará. Um dos desafios da companhia tem sido enfrentar dificuldades na obtenção de água, em função da escassez nos mananciais de abastecimento. Portanto uma vez captada deve-se garantir que toda a água terá o seu melhor aproveitamento, sendo importante a busca de tecnologias que objetivem reduzir o desperdício, e que tais tecnologias apresentem sustentabilidade, que garantam a manutenção, melhoria e disseminação.
A implantação de uma Estação de Tratamento de Rejeito Gerado (ETRG) para reter o rejeito proveniente das descargas de fundo e lavagem dos filtros de uma ETA, assim como recuperar esta água enviando para o início do processo de tratamento. No Ceará, a CAGECE já desenvolveu projetos para 38 ETRGs em ETAs. A ETRG é formada por leitos de drenagem, estação elevatória de recirculação e Kit de dosagem de polímero. Em cada ETRG são instalados dois módulos de leito de drenagem, utilizados alternadamente. As águas de lavagem dos filtros e das descargas de fundo dos filtros são
O presente estudo mostra a viabilidade de recuperação de água de lavagem do filtros em ETAs, a partir da instalação de ETRGs, podendo chegar a uma economia de 16% do volume de água tratada. Apesar de não haver padronização do retorno do investimento, a medida é necessária em função da escassez de água. Tais sistemas precisam ser melhor avaliados, de forma a tornarem-se viáveis também do ponto de vista econômico e financeiro. As companhias de saneamento devem investir em tais sistemas, em função não só da sustentabilidade, mas por se tornar um requisito legal, como já ocorre no Estado do Ceará
Tecnologia sustentável desenvolvida pela CAGECE, com viabilidade técnica e econômica, que poderá ser reproduzida, notadamente por pequenos sistemas de obtenção de água potável, notadamente no Semiárido, reduzindo-se o desperdício de água bruta utilizada no processo de produção.