Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: ESTUDOS E PROPOSIÇÕES PARA FESTIVAIS DE INVERNO DO VALE PARAÍBA PAULISTA
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade social corporativa

Autores

Nome
1 - Marília Tiburcio Cristino de Oliveira
Faculdade de Tecnologia de Cruzeiro - Prof. Waldomiro May - Fatec Cruzeiro - Fatec Cruzeiro
2 - Éber Santos
Faculdade de Tecnologia de Cruzeiro - Prof. Waldomiro May - Responsável pela submissão

Reumo

O desenvolvimento sustentável é uma das premissas do mercado financeiro para a projeção econômica das empresas aos seus potenciais consumidores. Desse modo, este artigo pretende identificar os tipos de ações que caracterizam as atividades sustentáveis na organização e produção de eventos. O corpus da pesquisa é composto pelos Festivais de Inverno das cidades de Campos do Jordão e de Cunha, cidades paulistas. O trabalho se vale do estudo de caso e prevê aplicação de pesquisa de campo com aplicação de questionário para uma amostra de 100 pessoas e entrevistas com gestores municipais.
Algumas questões de pesquisa foram levantadas: Que práticas usuais de RSE os gestores dos Festivais empregam na produção de seus eventos? Que impactos as ações de RSE efetivamente causam nas partes interessadas (stakeholders) dos eventos em estudo? Qual o nível de adesão do público para eventos orientados à RSE? Quanto aos objetivos, foram delineados os seguintes: obter informações acerca das práticas sustentáveis aplicadas aos festivais; conhecer a opinião/percepção do público participante dos eventos; propor medidas que possam agregar valor às marcas das empresas/instituições organizadoras
Os temas abordados e que darão suporte à analise são: Responsabilidade Social Empresarial (RSE); Gestão em Responsabilidade Social; Indicadores de Ações Sustentáveis; Gestão de Eventos; Festivais; Eventos Sustentáveis. O trabalho encontra suporte teórico em Campos (2000), Matias (2008), Martin (2014), Moura (2011), Silva e Vitti (2007) e sites de instituições como Instituto Ethos e ABEOC (Associação Brasileiras de Empresas de Eventos), NBR ISO 26000, 14000 e 20121 (Sistemas de Gestão para a Sustentabilidade em Eventos)
O artigo foi estruturado a partir do método científico Estudo de Caso, com base nos ensinamentos de Yin (2015), portanto, foi elaborado um protocolo que consta de questões de pesquisa, proposições de estudo, unidade de análise e dados, lógica que liga os dados às proposições e critérios de análise. A unidade de análise é composta pelos Festivais de Inverno das cidades de Campos do Jordão e de Cunha, por serem tradicionais, com diversas edições, e pela representatividade na região vale paraibana. Questionários e entrevistas compõem a pesquisa de campo.
O trabalho está em desenvolvimento, portanto, espera-se alcançar com esta proposta de estudo informações a respeito da viabilidade do emprego de ações sustentáveis na produção, execução e pós-produção de eventos culturais. Intenciona-se ainda, nesta análise, discriminar os tipos de ações direcionadas ao desenvolvimento sustentável em eventos, suas aplicabilidades em função de cada contexto e seus efeitos vantajosos para a organização dos próximos eventos. Ao final da pesquisa, pretende-se que as conclusões produtivas sejam adaptáveis às propostas dos gestores de eventos.
Ainda não é possível concluir, mas o que se percebe pela teoria levantada é que o emprego de ações sustentáveis podem agregar valor aos eventos e a baixo custo, por meio da adoção de medidas simples.
INSTITUTO ETHOS. Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis. São Paulo: Instituto Ethos,2014..Disponível em: https://www3.ethos.org.br/cedoc/indicadores-ethos-para-negocios-sustentaveis-e-responsaveis/#.WvjKqogvzIV. Acesso em 25 abr.2018 MARTIN, Vanessa. Manual Prático de Eventos – Gestão estratégica, patrocínio e sustentabilidade. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier Brasil, 2014. MATIAS, Marlene (org). Planejamento, organização e sustentabilidade em eventos. Barueri,SP:Manole, 2011