Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE NA TI VERDE
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis

Autores

Nome
1 - Vanessa Theis
Universidade Feevale - Responsável pela submissão
2 - Dusan Schreiber
Universidade Feevale -

Reumo

Representando um dos eixos estruturantes da sociedade atual, a tecnologia de informação (TI) gerou a configuração de novos cenários competitivos. Em contrapartida, a TI contribuiu para muitos dos problemas ambientais com os quais a sociedade atual se depara. Neste contexto, surge o conceito da TI Verde, caracterizado pela revisão das estruturas de TI, a fim de incorporar o aspecto ambiental da sustentabilidade, nas práticas de gestão organizacional, conservando os recursos necessários para as gerações futuras.
Neste sentido, evidencia-se que a TI Verde surge como uma forma de aliar os recursos disponíveis às políticas de sustentabilidade e economia dentro das organizações, gerando benefícios para o meio ambiente e para as empresas. Com a finalidade de averiguar esta percepção, esta pesquisa objetiva analisar as dimensões da sustentabilidade na TI Verde, por meio de um estudo de caso único realizado na subsidiária da SAP, localizada na cidade de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul.
Em termos conceituais, Molla (2008) propõe que a TI Verde tem a finalidade de reduzir os impactos ambientais causados pelas atividades de TI. Cumpre destacar que Watson, Boudreau e Chen (2010) entendem que, buscar a sustentabilidade não significa abandonar o pensamento econômico. Logo, o gerencia¬mento inteligente da tecnologia é uma alternativa às empresas para reduzir os danos causados ao meio ambiente, melhorar a efetividade do consumo de energia elétrica e reduzir os custos operacionais do negócio (MELVILLE, 2010).
De acordo com Yin (2015), a preferência pelo uso do estudo de caso deve ser no estudo de eventos contemporâneos, em situações onde os comportamentos relevantes não podem ser manipulados, mas onde é possível se fazer observações diretas e entrevistas sistemáticas. Dentre as aplicações para o estudo de caso citado por Yin (2015), nesse trabalho procurou-se descrever o contexto da vida real e realizar uma avaliação descritiva. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semi-estrutura com um gestor da unidade, sendo o teor da entrevista em profundidade foi submetido à análise de conteúdo.
Ao analisar os resultados obtidos, foi possível constatar que a SAP relaciona a diminuição do consumo de energia nos data centers com a inovação e a adoção de novas soluções por parte de seus clientes. Em função disto, constata-se qua a mudança para o cloud computing vincula a estratégia de negócios com a estratégia ambiental da companhia, uma vez que a empresa trata com igual rigor a medição de ambas as áreas. Isto é, a SAP avalia seu impacto ambiental, concentrando-se no uso de energia de toda a empresa, bem como em emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia de valor.
Ressalta-se que cada etapa do ciclo de vida das TIC tem potencial para contribuir com os danos do meio ambiente, por outro, podem fornecer ferramentas para medir e reportar as emissões de gases efeito estufa, analisar a eficiência energética e quantificar o uso de água nos processos produtivos. Neste sentido, acredita-se que as empresas podem encontrar soluções que equilibrem a lacuna existente entre a sustentabilidade ambiental e de negócios, por meio de estratégias de atuação voltadas para a TI Verde.
MELVILLE, N. P. Information Systems Innovation for Environmental Sustainability. MIS Quarterly, v. 34, p. 1-21, 2010. MOLLA, A. 'Gitam: A Model for the Adoption of Green IT'. Australian Conference on Information Systems (ACIS), Christchurch, New Zealand, 2008. WATSON, R.; BOUDREAU, M.; CHEN, A. Information systems and environmentally sustainable development: energy informatics and new directions for the IS community. MIS Quarterly, v. 34, p. 23-38, 2010. YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. 290 p