Resumo

Título do Artigo

DIMENSIONAMENTO PRELIMINAR DE UM SISTEMA PARA A ULTILIZAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA NO NÚCLEO SUPERIOR DE ENSINO DE MANACAPURU DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.
Abrir Arquivo

Tema

Estudos da amazônia

Autores

Nome
1 - Katriane Monteiro da Cunha
Universidade do Estado do Amazonas - UEA - Escola Superior de Tecnologia Responsável pela submissão

Reumo

Este trabalho busca dimensionar um sistema para a utilização da água de chuva no Núcleo de Ensino Superior de Manacapuru, da Universidade do Estado do Amazonas, visando sua utilização para finalidades não nobres. Serão utilizados três métodos de dimensionamento para a determinação do volume do reservatório, propostos na NBR 15.527/2007, o método de Rippl, o método da simulação e o método prático do professor Azevedo Neto, bem como verificada a economia da taxa de água fornecida pela concessionária local decorrente da utilização do referido sistema.
O sistema para a utilização da água de chuva para uso não potável nas edificações do Núcleo Superior de Ensino de Manacapuru da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Dimensionamento preliminar de um sistema para a utilização da água de chuva visando economia de água e redução dos impactos ambientais e utilização para finalidade não nobre no Núcleo de Ensino Superior de Manacapuru, da Universidade do Estado do Amazonas.
Segundo Marinosk et al., (2004), o sistema de captação de água de pluviais apresentam sempre alguns componentes tais como: superfície de captação, reservatórios, mecanismos de filtragem e distribuição. O projeto de captação de água pluviais poderá mudar em função do uso e finalidade da água, confiabilidade, custo, materiais disponíveis, clima local e etc. Em áreas residenciais e institucional, a captação normalmente é realizada através de sistemas de aproveitamento de água pluvial que podem ir desde simples baldes a coletar a água de chuva que cai dos tubos de queda para o reservatório.
Os valores de precipitação utilizados foram os valores mensais de precipitação média em milímetros, através da série histórica que compreende os anos de 2008 a 2017, obtidos para a cidade Manacapuru – AM, que foi fornecido pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, Através desses dados foi possível observar que o ano de 2013 foi a maior precipitação, entre os meses de maior precipitação estão os meses de Outubro a Maio, de 2.454,6 mm/ano.
Espera-se obter, ao final da pesquisa, os seguintes resultados: a) Dados do índice pluviométrico sobre precipitações diárias de sete anos, de 04/2004 a 12/2017, no município de Manacapuru; b) Aplicação dos Métodos de acordo com as diretrizes NBR 15527/2007 para determinação do dimensionamento preliminar de um sistema para a utilização da água de chuva no Núcleo Superior de Manacapuru-AM; c) Determinação do Estudo comparativo dos dados do cálculo da economia do consumo água fornecida pelo SAAE;
Ao final da pesquisa, espera-se comprovar os seguintes itens: a) Apresentar como o sistema de aproveitamento da chuva é econômico e sustentável; e b) Apresentar que a implantação do sistema de aproveitamento da agua da chuva, seja uma alternativa eficiente para os alunos, professores e funcionário da Universidade do Estado do Amazonas; e c) Apresentar o estudo comparativo dos dados do cálculo da economia do consumo água fornecida pelo SAAE.
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10844: Instalações prediais de águas pluviais. Rio de Janeiro, 1989. ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15527: Aproveitamento de água de chuva em áreas urbanas para fins não potáveis. Rio de Janeiro, 2007. THOMAS, T. H; MARTINSON, D. B. RoofwaterHarvesting: A Handbook for Practitioners. Delft, Holanda: InternationalWaterandSanitation Centre, 2007. TOMAZ, PLÍNIO. Água pague menos: 4 atitudes básicas para economizar água. Ed: Plínio Tomaz. Dezembro, 2010.