Resumo

Título do Artigo

PERFIL DE CONDUTA ECONÔMICA, AMBIENTAL E SOCIAL: UM ESTUDO EM UMA INDÚSTRIA METAL MECÂNICA
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade social corporativa

Autores

Nome
1 - ANDRIARA MARQUES RODRIGUES
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Ciências Contábeis Responsável pela submissão
2 - MARIA MARGARETE BACCIN BRIZOLLA
UNIJUI - UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RS - PPGDR - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL
3 - ROSELAINE FILIPIN
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI-Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS

Reumo

Existe uma crescente pressão da sociedade sobre as empresas, por demanda de ações sociais, a falta de eficiência do Estado em promover o bem-estar social proporcionou espaço para as empresas exercerem um importante papel social. Assim, as empresas deixam de ser apenas produtoras de bens e serviços, e passam a participar e a influenciar a dimensão social. Estas pressões têm causado mudanças no ambiente competitivo, fazendo com que as condutas sociais e ambientais adotadas pelas empresas influenciem seu posicionamento estratégico (Soares, 2004; Colombo, Favoto & Carmo, 2008).
O posicionamento estratégico da empresa dentro da estrutura da indústria, e sua performance econômica, social e ambiental, será definido pela sua conduta econômica, ambiental e social, traduzida no modelo de gestão adotado pela organização. Quanto mais adequado for este modelo de gestão à sua estrutura de indústria, melhor será o posicionamento estratégico (Soares, 2004). Nesse contexto, tem-se como questão de estudo: Qual o comportamento da empresa objeto de estudo com relação as condutas econômicas, ambientais e sociais adotadas?
A evidenciação dos aspectos econômicos, sociais e de responsabilidade pública que correspondem as atividades desempenhadas pelas empresas, estão inseridas no contexto da accountability, demonstrando como a contabilidade enriquece as informações aos seus diferentes usuários, que buscam a informação plena e justa. Essas informações fazem parte de um relatório denominado de Balanço Social (Tinoco & Kraemer, 2011). o modelo ECP (Estrutura-Conduta-Performance), apresenta um elemento dinâmico a análise da estrutura da indústria (Abreu, 2001).
Visando atender o objetivo, utilizou-se quanto aos objetivos, a pesquisa descritiva, documental, estudo de caso e quantitativa, que para Triviños (1987), que exige a delimitação clara de técnicas, métodos, modelos e teorias que conduzem a coleta e interpretação dos dados, visando à validação científica da investigação. Aborda a descrição, o registro, a análise e a interpretação de fenômenos atuais, buscando o seu funcionamento presente e futuro (SAMPIERI; COLLADO, 2006).
Constatou-se que a melhora no ambiente organizacional, tanto a partir dos projetos sociais, quanto para as ações ambientais, sendo este também um fator positivo, pois com um bom ambiente organizacional, a empresa pode obter bons resultados econômicos. Desta forma, as ações de sustentabilidade considerando os 3 eixos (sociais, econômicos e ambientais), tendem a apresentar retorno no longo prazo. Reforça-se que é necessário buscar o equilíbrio das três dimensões (social, ambiental e econômica), visando a permanência no mercado e a preocupação com as gerações futuras (ABREU, 2003).
No que se refere ao comportamento da empresa objeto de estudo com relação as condutas econômicas, ambientais e sociais, nota-se que a empresa apresenta uma boa aderência quanto aos indicadores sociais, visto que as médias gerais de percepção foram superiores a 3. Quanto aos indicadores ambientais analisados a empresa apresenta uma média de percepção superior a 4, apresentando dessa forma um nível de aderência elevado quando comparado com os indicadores sociais. Os indicadores econômicos influenciados com o envolvimento da empresa em ações socioambientais, apresentou médias próximas de 4.
ABREU, C. A. C. D. Inter-relações das dimensões econômica e ambiental do modelo ECP-Triplo na indústria de óleo & gás. 158 f. Dissetação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. 2003. SOARES, A. (2004). Efeito da Conduta Ambiental sobre a Performance Econômica dentro do Modelo ECP-Triplo: Evidências da Indústria Têxtil Brasileira. Tinoco, J. E. P., & Kraemer, M. E. P. (2011). Contabilidade e gestão ambiental. In Contabilidade e gestão ambiental. Atlas.