Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS NAS UNIVERSIDADES: um estudo de caso
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Thiago Antônio Beuron
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Valéria Garlet
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Responsável pela submissão
3 - Lucas Veiga Ávila
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
4 - Laércio André Gassen Balsan
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Administração
5 - Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Reumo

Passada a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável - DS (2005-2014), ainda são necessários avanços no que se refere à sensibilização dos cidadãos. O consenso da UNESCO é que as questões chave para alcançar o desenvolvimento sustentável perpassam pelo ensino e aprendizagem. As Instituições de Ensino Superior se destacam na promoção do DS por meio da formação profissional com foco na cidadania e responsabilidade social. São necessárias abordagens integradoras, reformas nos currículos, incentivo a pesquisas e operações capazes de envolver toda sociedade.
É de suma importância impulsionar o desenvolvimento de estratégias sustentáveis que culminem na construção de uma universidade verde. Dessa forma, esse trabalho tem por objetivo analisar as estratégias sustentáveis de uma Instituição de Ensino Superior. A instituição foco foi a primeira universidade da América Latina a obter a certificação ISO 14001. Essa certificação atesta que a instituição cumpre com todas as normas para reduzir o impacto de suas atividades sobre o ambiente natural.
No que se refere à sustentabilidade nos campus de universidades, Ray (2015) traz a Humboldt State University como universidade que se preocupa com a justiça social e a responsabilidade com o meio ambiente por meio de sua missão, valores, materiais promocionais, orientações, projetos, contratações sustentáveis e até mesmo por meio de seus convidados. O trabalho de Geng et al. (2013, p. 14) propõe que a universidade tem uma operação semelhante a uma comunidade, “um processo de metabolismo socioeconômico, absorvendo vários materiais, energia e água e transformando-os em resíduos”.
O estudo de caso (Yin, 2015) foi escolhido como delineamento por permitir o conhecimento das características do greening das universidades de maneira holística. O estudo de caso é adequado quando o foco de análise é um fenômeno social complexo e contemporâneo, que exige uma abordagem empírica e envolve elementos e variáveis nas quais não é possível exercer o controle necessário por outros procedimentos (Gil, 2009).
A instituição possui um SGA atuante, que surgiu a partir do Projeto Verde Campus em 1997. Hoje o setor é responsável por todas as questões ambientais da Instituição. Uma das ações do projeto Verde Campus foi a catalogação das árvores do campus. O projeto Verde Campus foi uma iniciativa de um grupo de professores da universidade para discutir as questões ambientais e propor alternativas para a instituição. Desde o começo, de acordo com as entrevistas, o objetivo era buscar uma certificação ambiental e criar um sistema capaz de abarcar toda a complexidade da organização.
A instituição possui um Sistema de Gestão Ambiental, se preocupa com as questões energéticas, de água, de tratamento e destinação correta de resíduos, transporte, apresenta comprometimento a nível estratégico, e possui influência direta da história da instituição (promoção dos valores humanos, culturais e sociais propiciados pelos jesuítas) nesse movimento pró-sustentabilidade, que muitas outras universidades não dispõem.
Geng, Y., Liu b. K., Bing Xue, B., & Fujita, T. (2013). Creating a “green university” in China: a case of Shenyang University. Journal of Cleaner Production, 61, 13-19. Gil, A. C. (2009). Estudo de caso. São Paulo: Editora Atlas, 2009. Ray, S. J. (2017). Can a Green University Serve Underrepresented Students? Reconciling Sustainability and Diversity at Humboldt State University. Humboldt Journal of Social Relations, 39(39), 16-29. Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.