Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS PARA A SUSTENTABILIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
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Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Agleilson Souto Batista
Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
2 - José de Lima Albuquerque
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Departamento de Administração
3 - Maria Jaqueline da Silva Mandú
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada Responsável pela submissão
4 - Jorge da Silva Correia Neto
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Educação a Distância
5 - Carol Soares Bezerra de Sá Peixoto
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Sede/Recife

Reumo

Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) devem ter sua atuação pautada na responsabilidade socioambiental, pois atuam na construção de conhecimento e formação cidadã, contribuindo de forma decisiva para a formação de opinião (FEITOSA, 2011). Espinheira (2014) observa que a prática da gestão ambiental, em Instituições de Ensino Superior (IES), traz benefícios ao meio ambiente, às comunidades e à própria instituição, pois, com isso, ela consegue valorizar sua imagem, aumentando sua competitividade e ganhando o respeito da sociedade.
Quais ações socioambientais estão sendo adotadas na gestão da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) a partir de práticas gerenciais e operacionais relacionadas às estratégias para a sustentabilidade? Os objetivos visaram investigar as práticas de responsabilidade socioambiental na gestão da UAST, e suas conformidades com as práticas da UFRPE, além de identificar estratégias para a sustentabilidade em suas práticas gerenciais e conhecer a percepção dos servidores acerca de tais práticas.
Para Delors (2004) as universidades cooperam para que se tenha o Desenvolvimento Sustentável através de pesquisa, inovação, ensino, formação, educação permanente e cooperação internacional. Muitos trabalhos de pesquisa em nível de pós-graduação sugerem uma variedade de modelos de indicadores, conforme a área de atuação, e em diferentes áreas: gestão administrativa, gestão ambiental, gestão social, entre outras (HELLMANN, 2009). Neste estudo, identifica-se uma relação direta entre as dimensões do triple bottom line e as dimensões de um dos “Indicadores Ethos” que foi utilizado.
Este estudo apresenta-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada, de objetivo descritivo, sendo realizada através de procedimentos bibliográficos, documentais e pesquisa participativa, constituindo assim, um estudo de caso. A pesquisa se sustenta em 3 frentes de trabalho, sendo elas baseadas nos indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis. O levantamento de dados se deu por aplicação de questionários.
O Indicador Ethos 01 trata da incorporação, tanto nas estratégias como nos planos organizacionais, de aspectos e características de responsabilidade social organizacional e à sustentabilidade. Para a UAST, a análise do indicador possibilitou seu enquadramento no estágio 02 corroborando com o autoenquadramento feito por seus dirigentes, a nota padrão obtida foi de 4,67, apontando uma divergência considerável entre o preceituado pela Universidade e o praticado na Unidade Acadêmica, sobremaneira, em relação aos questionamentos relativos aos níveis 3 e 4, conforme discutido em seções específicas.
A pesquisa possibilitou identificar o empenho institucional em melhorar seus aspectos socioambientais. A UAST segue a mesma linha, no entanto, as ações devem ser mais assertivas e transparentes, uma vez que a percepção diverge, em muito, do posicionamento institucional. Como sugestão, para melhorar o posicionamento socioambiental, recomendamos a estruturação de um setor que trabalhe a sustentabilidade como atividade fim e não atividade meio, como vem ocorrendo, pois a falta de tal área é um dos maiores entraves para a criação e implementação dessas ações de forma continuada.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2004. ESPINHEIRA, M. J. C. L. O estudo da gestão ambiental, em Instituições de Ensino Superior, à luz de princípios éticos: um estudo de caso na FAINOR. Dissertação (Mestrado) – FAINOR, São Leopoldo, 2014. FEITOSA, A. L. O. Auditoria ambiental na gestão pública: Hospital da Universidade Federal de Sergipe. Dissertação (Mestrado) - UFS, São Cristóvão, 2011. HELLMANN. G. J. Indicadores para avaliar a responsabilidade social nas instituições de ensino superior. Revista FAE, Curitiba, v. 12, n. 2, p. 145-156, jul-dez. 2009.