Resumo

Título do Artigo

RELAÇÕES DE TRABALHO COMO INDICADOR DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DA UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
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Tema

Responsabilidade social corporativa

Autores

Nome
1 - Agleilson Souto Batista
Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
2 - José de Lima Albuquerque
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Departamento de Administração
3 - Maria Jaqueline da Silva Mandú
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada Responsável pela submissão
4 - Jorge da Silva Correia Neto
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Educação a Distância
5 - Carol Soares Bezerra de Sá Peixoto
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Sede/Recife

Reumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) têm papel fundamental na mudança de comportamentos em relação aos seus colaboradores, além disso, em nível externo, possuem importante função na formação de cidadãos para que tenham um posicionamento mais humanizado e comprometido com a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Nesse sentido, este estudo investiga as práticas de responsabilidade social contempladas na gestão da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) ligadas às relações de trabalho.
Quais ações socioambientais estão sendo adotadas na gestão da UAST/UFRPE a partir de práticas gerenciais e operacionais que fazem frente às relações com seus empregados? Os objetivos consistiram em investigar as práticas de responsabilidade sociais contempladas na gestão da UAST e suas conformidades com as práticas da UFRPE, além de buscar compreender como se efetivam as relações de trabalho entre a UAST e seus colaboradores, e conhecer a percepção dos servidores acerca de tais práticas.
Todo processo decisório e de gestão organizacional, mais especificamente no que se refere à responsabilidade social, necessita de algum tipo de mensuração para avaliação do desempenho de suas atividades; e os indicadores de desempenho são importantes ferramentas nesse processo. Os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis “têm como foco avaliar o quanto a sustentabilidade e a responsabilidade social têm sido incorporadas nos negócios, estimulando que os negócios sejam sustentáveis e auxiliando na definição de estratégias, políticas e processos” (LARANJA, 2017, p. 34).
De forma sintética, este estudo apresenta-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada, de objetivo descritivo, sendo realizada através de procedimentos bibliográficos, documentais e pesquisa participativa, constituindo assim, um estudo de caso. A pesquisa se sustenta em 3 frentes de trabalho, sendo elas baseadas em um dos indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis. O levantamento de dados se deu por aplicação de questionários.
O Indicador Ethos 24 trata de critérios que orientam a relação da Instituição com empregados de diferentes vínculos empregatícios. Ao analisar as relações de trabalho entre a UAST e seus colaboradores (efetivos, terceirizados, temporários e cedidos), com base nos preceitos do Indicador Ethos 24, verificou-se que a Unidade se encontra no mesmo nível da UFRPE, apesar de haver algumas divergências de posicionamento. No entanto, quando se trata da percepção dos servidores em relação a esse tema, o nível percebido cai. Assim sendo, a UAST encontra-se aquém do ideal.
A pesquisa possibilitou identificar o empenho institucional em melhorar seus aspectos socioambientais. A UAST segue a mesma linha, no entanto, as ações devem ser mais assertivas e transparentes, uma vez que a percepção diverge bastante do posicionamento institucional. Como sugestão de melhorias para o posicionamento socioambiental da UAST, recomendamos a estruturação de um setor que trabalhe a sustentabilidade como atividade fim e não atividade meio, como vem ocorrendo, pois a falta de tal área é um dos maiores entraves para criar e implementar estas ações de forma continuada.
BELLEN, H. M. Indicadores de Sustentabilidade: uma análise comparativa. Rio de Janeiro: FGV, 2005. FONSECA, J. S.; MARTINS, G. A. Curso de Estatística. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1996. HELLMANN. G. J. Indicadores para avaliar a responsabilidade social nas instituições de ensino superior. Revista FAE, Curitiba, v. 12, n. 2, p. 145-156, jul-dez. 2009. LARANJA, L. C. Responsabilidade social interna: a percepção dos servidores públicos de uma autarquia federal. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, 2017.