Resumo

Título do Artigo

O OUTRO LADO DA CIDADE SERRANA: INOVAÇÕES SUSTENTÁVEIS E EMPREENDEDORISMO NO LICOR DE GUAVIRA PRODUZIDO EM – BODOQUENA – MS
Abrir Arquivo

Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Luan Caetano de Jesus
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Responsável pela submissão
2 - Daniela Althoff Philippi
Universidade Nove de Julho - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Reumo

O Desenvolvimento Sustentável [DS] é um meio para vantagem competitiva e oportunidade estratégica (Nidumolu, Prahalad & Rangaswami, 2009). E as Inovações Sustentáveis buscam integrar benefícios ambientais, sociais e econômicos (Barbieri,Vasconcelos, Andreassi & Vasconcelos, 2010). Pesquisas sobre frutos nativos e abundantes do cerrado em Mato Grosso do Sul têm abordado a inovação sustentável. Neste estado são abundantes frutos nativos do Cerrado como a guavira.
O problema: “Como ocorreu a inovação do licor de guavira produzido pela Rosa do Campo [RC] em Bodoquena – MS? Como se relaciona com DS e com o Empreendedorismo?” Objetivou-se analisar como a inovação do licor de guavira produzido pela RC – Rosa do Campo em Bodoquena se relaciona com o DS (Dimensão Econômica, Social e Ambiental). Para atender a essa finalidade foram nomeadas as etapas e mecanismos utilizados na produção do licor de guavira; identificar se ocorreram alterações no processo produtivo desde a sua criação e verificar se houve empreendedorismo a partir da IS com Licor de guavira.
Para Barbieri et al. (2010) a inovação sustentável compreende vantagens em aspectos ambientais, econômicos e sociais, visando possibilidades de inserir metodologias, produtos e processos no contexto empresarial. Philippi; Maccari e Cirani (2015) salientam a ideia de criar soluções inovadoras sustentáveis, pensando no futuro do planeta e de futuras gerações.
A pesquisa é classificada como estudo de caso de natureza qualitativa. Assim, o trabalho permitiu maior aprofundamento e análise em relação ao problema de delineado. Os dados de fontes primárias (entrevistas e observações) e secundárias (literatura) foram triangulados (Yin, 2001) e a sua análise foi a de conteúdo, obedecendo a sequência indicada por Bardin (2011): a pré-análise, a descrição analítica e a interpretação referencial.
Verificou-se que a inovação do Licor de Guavira possui relação com as dimensões do DS. Na econômica. verificou-se preocupação em reduzir os custos de produção e divulgação do produto para aumento da demanda. Além da colheita objetivando aumentar o volume da produção.Na social, há preocupação quanto à colheita e ao transporte, observando a qualidade do processo produtivo e o produto final.Na ambiental, há a necessidade de preservação e consciência, pois é uma fruta típica da região e para que sempre haja disponibilidade, assim como a forma correta de dispor resíduos.
Os resultados revelaram que as etapas e mecanismos utilizados na produção do licor de guavira compreendem processos manuais e sustentáveis, realizados pelos empresários.As três dimensões foram observadas na RC compõem, portanto, o tripé do DS. Encerra-se, com algumas recomendações para futuras pesquisas: realização de comparações em esfera pública a partir da inovação, realizar estudos que verifiquem o empreendedorismo em empresas multinacionais, além de estudos em universidades do país, com olhar com o futuro em investigação de ‘inovar’ pela sustentabilidade.
Barbieri, J. C., de Vasconcelos, I. F. G., Andreassi. T., & de Vasconcelos, F. C. (2010). Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. Revista de Administração de Empresas, 50(2), 146-154. Nidumolu, Ram; Prahalad, C. K., &Rangaswami, M. R. (2009). Why sustainability is now the key driver of innovation. Harvard Business Review, 87(9), 56-94. Philippi, D. A., Maccari, E. A., & Cirani, C. B. S. (2015). Benefits of UniversityIndustry Cooperation for Innovations of Sustainable Biological Control. Journal of Technology Management & Innovation, 10(1), 17-28.