Resumo

Título do Artigo

UTILIZANDO UM MODELO DE DINÂMICA DE SISTEMAS PARA ANALISAR OS CENÁRIOS DO POTENCIAL DE BIOGÁS NO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Jéssica Carvalho Sobczak
UFSC Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Universidade Federal de Santa Catarina Responsável pela submissão
2 - Cosme Polese Borges
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - ceplan
3 - Caroline Rodrigues Vaz
UFSC Universidade Federal de Santa Catarina - Engenharia de Produção

Reumo

Tendências como sustentabilidade e mitigação das emissões de dióxido de carbono (CO2) tem levantado questões chaves e também a busca por soluções. No Brasil, há uma grande carga de resíduos orgânicos que não possuem tratamento adequado, agravando problemas como a liberação de metano. Através de um modelo de dinâmica de sistemas, serão analisados cenários para quatro grandes setores (criação de animais, resíduos sólidos urbanos, águas residuais e vinhaça), para estimar o potencial e produção de biogás no país.
Tendo conhecimento desses impactos e da quantidade de resíduos gerados, o problema central apresentado é: considerando as principais rotas tecnológicas do STIBB, qual é o potencial de produção de biogás no Brasil? Sendo o objetivo, estruturar uma estimativa do potencial de biogás oriundo de resíduos orgânicos no Brasil a longo prazo.
O biogás, é um gás composto principalmente de metano (40-60%) e dióxido de carbono (30-40%), além de outros gases em menores quantidades. O biogás é considerado uma fonte de energia muito versátil (contrário as intermitentes como eólica e solar), principalmente devido ao seu valor energético e a facilidade de armazenamento. Portanto, a utilização potencial depende pouco de fatores como localização geográfica e estação do ano.
Foi utilizada a Dinâmica de Sistemas (DS), a qual é uma metodologia de modelagem que combina aspectos quantitativos e qualitativos com base na teoria de sistemas dinâmicos. Isso ajuda a entender sistemas dinâmicos e não-lineares usando estoque e fluxos, estruturas de realimentação e atrasos, tanto de materiais quanto de informações.
O Brasil tem um grande potencial de biogás, principalmente pela grande produção de resíduos orgânicos advindos dos animais, resíduos sólidos urbanos e da vinhaça. Por se tratar de um país onde todos esses setores são amplos, toneladas de resíduos são mal geridos e acabam por trazer diversos transtornos, além do desperdício de um valioso produto, visto que o biogás pode ser utilizado diversos fins. Os resultados explicitaram a necessidade de políticas relacionadas as práticas da pecuária, para facilitar o acesso ao potencial e sustentar o crescimento do setor no longo prazo.
O cenário base deste modelo mostram que há um grande potencial a ser explorado, visto que a fração de tratamento ainda é muito baixa comparada ao que poderia ser. O desenvolvimento tecnológico da cadeia do biogás deve trazer benefícios ambientais, sociais e econômicos para o país, eis a importância de mapear ainda mais cadeias de resíduos por meio de modelos de simulação.
De Oliveira, L. G. S. D.; Negro, S. O. (2019) Contextual structures and interaction dynamics in the brazilian biogas innovation system. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 107, p. 462–481. Dos Santos, I. F. S., Vieira, N. D. B., de Nóbrega, L. G. B., Barros, R. M., & Tiago Filho, G. L. (2018). Assessment of potential biogas production from multiple organic wastes in Brazil: Impact on energy generation, use, and emissions abatement. Resources, Conservation Recycling, 131, 54-63.