1 - Ana Maria Vicente da Silva Universidade Federal da Paraíba - Programa de Pós Graduação em Administração
Responsável pela submissão
2 - Renata Rodrigues de Medeiros Pontes Universidade Federal de Campina Grande - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
3 - Gesinaldo Ataíde Cândido Universidade Federal de Campina Grande - Administração
Reumo
As universidades interagem com o seu meio como âncoras para o desenvolvimento e mudanças das estruturas sociais, econômicas e políticas. Desta forma, evidencia-se a necessidade de mensuração do desempenho institucional para com a região, uma vez que isso possibilitará uma visão integrada das reais contribuições de desenvolvimento proposto não apenas em seu entorno, mas na região em que está inserida. Diante disso, Hoff, San Martin e Sopeña (2011) desenvolveram um modelo analítico que busca analisar essa relação.
Problema: Ausência de variáveis que complementem outras perspectivas das contribuições das universidades para o desenvolvimento regional, através de um mapeamento na literatura internacional.
Objetivo: Incluir novas variáveis ao modelo de impactos diretos e indiretos esperados por uma universidade no desenvolvimento regional de Hoff, San Martin e Sopenã.
A universidade contribui para solucionar problemas sociais, mas não somente em busca de satisfazer as necessidades básicas da população, com ideia de bem-estar social, em que promove uma política assistencialista para a região. O papel da universidade vai além, ele engloba aspectos políticos e econômicos e culturais, visando a promoção de debates políticos pela comunidade e fomentando a cultura da inovação e no âmbito econômico tem papel fundamental, na promoção desse crescimento, através de seus impactos da geração de emprego e renda.
Em termos metodológicos foi realizada uma revisão sistemática da literatura relacionada ao escopo temático, impactos do papel das universidades na geração do desenvolvimento regional, o que permitiu a inclusão de novas variáveis ao modelo.
Os trabalhos resultaram na inclusão de 13 (treze) novas variáveis ao modelo, distribuídas entre as seis dimensões. Para a primeira dimensão, os resultados foram convergentes, não havendo necessidade de acrescentar variáveis. Na segunda acrescentou-se 6 variáveis, na terceira e quarta 2 para cada, na quinta 3 na sexta 1.
As considerações apontadas sobre os impactos da universidade no desenvolvimento regional, contribuem para o aprimoramento do modelo proposto pelos autores, visando a mensuração desses impactos. Parte-se do pressuposto de que, faz-se necessário a construção e o aperfeiçoamento de instrumentos que auxiliem na mensuração desses impactos, tanto no que diz respeito aos impactos diretos tanto quanto indiretos.
HOFF, Débora Nayar; PEREIRA, Camila Amaral; DE PAULA, Luis Gustavo Nascimento. O impacto da universidade pública no desenvolvimento regional sob a luz da literatura internacional. Redes (Santa Cruz do Sul. Online), v. 22, n. 1, p. 510-527, 2017. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/5915. Acesso em: 11/07/2019.
HOFF, Debora Nayar; SAN MARTIN, Aline Schimidt; SOPEÑA, Mauro Barcellos. Universidades e desenvolvimento regional: impactos quantitativos da Unipampa em Sant'ana do Livramento. Redes. Revista do Desenvolvimento Regional, v. 16, n. 3, p. 157-183, 2011