Resumo

Título do Artigo

Educação para a sustentabilidade: ação pedagógica com alunos de ciências contábeis visando diagnóstico em uma comunidade carente
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Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Juliano Danilo Spuldaro
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2 - Ardinete Rover
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3 - Eduarda Abatti
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4 - Luccas Santin Padilha
Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Chapecó Responsável pela submissão

Reumo

Neste sentido, o Programa de Educação para a Sustentabilidade entende desenvolvimento e sustentabilidade numa visão integrativa (tempo/espaço) e multinível, pois requer educação e governança para a cooperação de diferentes atores. Apesar do Relatório de Brundtland (1987) ter difundido que o desenvolvimento sustentável é aquele que responde às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras, entretanto, a sustentabilidade ainda não se popularizaram com a mesma velocidade.
Descrever a experiência de uma ação do Programa de Educação para a Sustentabilidade. Esta ação foi planejada dentro da disciplina de Metodologia da Pesquisa no Curso de Ciências Contábeis e pretendeu possibilitar aos alunos a realização de um diagnóstico de sustentabilidade em uma comunidade carente.
O social empowerment, definido por Sachs (1994) como a capacidade das pessoas e comunidades para responsabilizar-se por boa parte das decisões acerca de seu futuro. É fundamental, portanto, que os métodos de ensino valorizem a participação, a cooperação, o senso de justiça e a responsabilidade da comunidade educacional e também incentivar a pesquisa e à apropriação de instrumentos pedagógicos e metodológicos. A educação para a sustentabilidade deve assegurar que as dimensões cognitivas, afetivas e estéticas da aprendizagem não sejam compartimentadas.
A disciplina de Metodologia da Pesquisa ofertada no primeiro semestre de 2017 foi o ponto central de articulação para realização da ação aqui enfatizada no contexto do Programa de Educação para Sustentabilidade.i) a elaboração de revisa?o bibliogra?fica sobre as tema?ticas associativismo, cooperativismo e sustentabilidade; ii) levantamento de dados secunda?rios sobre o Bairro; iii) elaborac?a?o de roteiro de coleta de dados e aplicac?a?o in loco de pesquisa; iv) entrega de relato?rio de pesquisa final; e, ana?lise qualitativa da participac?a?o do aluno nas atividades em classe e extra-classe.
Os problemas identificados no diagnóstico respondem a diversas dimensões do desenvolvimento sustentável. Ao identificar problemas nos negócios, flerta com a criação de postos de trabalho e qualificação profissional. Ao identificar demandas de investimento como saúde e mobilidade urbana permite fundamentar futuros projetos de investimentos públicos. Ao apresentar a falta de cuidado com o lixo gerado no bairro e sua destinação, trata da questão ambiental com o devido cuidado. Ao articular com a associação de moradores reforça o poder local já estabelecido.
Os resultados encontrados pelas coletas de dados dos alunos apontam questões que, além de diversificadas – o que aponta para a absorção de um conceito amplo de sustentabilidade – possibilitam estreitar o foco de futuros projetos de melhoria da condição social e econômica dos moradores do bairro.É importante, por fim, registrar que este tipo de ação lúdica e experiencial dentro de um programa maior aparenta ter o potencial de despertar todos os stakeholders de uma universidade para a relevância da sustentabilidade.
CLOSS, L. Q.; ANTONELLO, C. S. Teoria da aprendizagem transformadora: contribuições para uma educação gerencial voltada para a sustentabilidade. Revista de Administração Mackenzie, v. 15, n. 3, p. 221-252, 2014. FILIPPIM, E. S.; ROSSETTO, C. R. ; HERMES, F. A gestão do desenvolvimento regional: análise de uma experiência no meio oeste catarinense. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. III, p. 1-16, 2005. SACHS, I. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.