Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE IMPACTO AMBIENTAL DAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE EFLUENTES NAS INDUSTRIAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DE MANAUS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão ambiental

Autores

Nome
1 - Cristhian Vasconcelos Costa
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Centro Responsável pela submissão

Reumo

Muito se discute a importância do tratamento de efluentes e essa abordagem é algo que a sociedade busca esconder ou até mesmo evitá-los. Por isso, procura-se lança-los para bem longe das áreas urbanas, e o tratamento inadequado desses efluentes são indicadores para uma má qualidade de vida da população. A avaliação dos Impactos Ambientais associados em ETE tem a finalidade de fomentar os profissionais criando um roteiro para sua avaliação ambiental adequada, assim, esse trabalho caracteriza as principais industrias do Distrito Industrial de Manaus devem ser entendidas como processo industrial.
• Analisar os impactos ambientais causados pelas ETE’S em uma indústria do Distrito Industrial de Manaus. • Identificar o tipo de ETE’S utilizada na indústria do Distrito Industrial de Manaus. • Caracterizar os impactos ambientais causados pelas ETE’S nas comunidades de entorno da Industria do Distrito Industrial. • Avaliar a eficiência da ETE e propor medidas corretivas no processo de tratamento das ETE’S.
As unidades foram identificadas e elaboradas uma lista de verificação, onde foram observado ”in loco” o funcionamento e operação. Os aspectos ambientais foram relacionados com base no processo e definição de impacto ambiental. A ferramenta utilizada para a identificação dos impactos ambientais na ETE lajes, foi a matriz de interação GUT, onde a sistemática foi a seguinte: elaborou-se uma listagem de controle dos impactos possíveis de ocorrer, fundamento através do qual o observador pode diagnosticar a existência ou não dos impactos elevados (ações impactantes), e as propostas de mitigação.
Na matriz de interação foram relacionados às atividades realizadas na ETE, seus aspectos e respectivos impactos ambientais decorrentes dessas atividades, onde se caracterizou o impacto pelos critérios de valor: positivos e negativos. Impactos positivos são aqueles que favorecem o meio ambiente e podem ainda sofrer medidas potencializadoras, e impactos negativos são aqueles que devem sofrer medidas mitigadoras para se reduzir seus danos no meio ambiente.
No processo de análise dos impactos ambientais nas estações de tratamento de efluentes no distrito industrial de Manaus, o diagnóstico mostrou-se suficiente para a identificação dos principais problemas decorrentes e assim salientar as medidas que irão interagir em determinado fator ambiental, apresentando medidas que será empregada, executada e monitorada, uma vez que visam evitar ou minimizar os impactos negativos ou potencializar os impactos positivos.
Desta forma o Sistema de Gestão Ambiental implantado, vem ser implementado ao Sistema de Qualidade que por sinal já é fato, proporcionando uma conformidade com alto grau de sistematização. E assim, a empresa está convivendo com as exigências das regulamentações e cobrança ambientais aplicáveis, por parte dos agentes fiscalizadores, proporcionando de forma objetiva e racional melhorias no desempenho ambiental, como empreendedora responsável pelas atividades desenvolvidas.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT Sistema de Gestão Ambiental – Diretrizes Gerias sobre princípios, sistema e técnica de apoio – NBR, ISO 14004, out./1996. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT Sistema de Gestão Ambiental – Especificação e Diretrizes para Uso – NBR, ISO 14004, out./1996. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – CONAMA. Resolução 001/1986. Brasilia, 1986. COSTA , Henrique L. De A. Metodologia para subsidiar a elaboração de diagnóstico ambiental em bacias hidrográficas. Monografia (especialização) – UFG, Escola de Engenharia Civil, 2002.